Vanguarda

Prefeitura do Recife começa a instalar o maior CPD em módulo único do Brasil

A Prefeitura do Recife tem investido na transformação digital e passado a oferecer aos cidadãos a possibilidade de acessar os serviços da instituição de maneira rápida e segura, seja pelos smartphones, tablets ou computadores. Neste domingo (4), o prefeito João Campos reforçou mais uma vez que a tecnologia é também uma marca da sua gestão, ao apresentar o novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III. No formato de um container, o local tem a função de concentrar os equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação de toda a Prefeitura do Recife, incluindo os órgãos da Administração Indireta. A chegada do container marca a primeira etapa desta grande mudança. A segunda fase, que compreende a migração da atual base, localizada na antiga sede da Emprel (Torrões), deverá acontecer em setembro. O investimento, aplicado com recurso próprio, é de R$ 4 milhões, conferindo à estrutura do Executivo Municipal mais modernidade e mais segurança aos seus usuários. 

A gente está hoje aqui fazendo a instalação do novo Data Center com toda a equipe da Emprel. A gente sabe que com esse novo equipamento o Recife pode dar um salto em competitividade, na qualidade do serviço público, do atendimento. Com a infraestrutura adequada para receber todo o armazenamento de dados, de processamento desses dados, dentro da nossa cidade. Hoje a gente está fazendo de maneira muito intensa isso na vacinação. Quem mora no Recife é testemunha do agendamento, da marcação, de toda a gestão de processo de maneira digital. Isso que a gente está fazendo na vacina, a gente vai levar pra todas as áreas da gestão, pra todas as secretarias e serviços públicos que podem ser ofertados de maneira digital, com qualidade, prezando sempre pelo conforto e pelo bom atendimento ao recifense. Então, Recife que gosta tanto dos superlativos, hoje tem o maior Data Center do Brasil, o TIER III  pertence à nossa cidade e vai cuidar de processar os dados dos recifenses”, ressaltou o prefeito João Campos. 

A estrutura pesa 35 toneladas e mede 26 metros de comprimento. A mudança vem com o objetivo de oferecer um funcionamento de sistema online em 100% do tempo, a partir de geradores próprios, diminuindo as probabilidades de interrupções e com funcionamento de 24 horas por dia, evitando, assim, os riscos de instabilidades durante todo o ano. Sob o comando da Emprel, o Data Center ancora todos os serviços internos e externos que dependem da Internet para funcionar, gerando, assim, um ambiente institucionalmente seguro para o armazenamento e fluxo de dados. Quando pronto, o novo Data Center contará com sistemas redundantes, que são estruturas duplicadas e independentes. No caso de uma delas parar por qualquer motivo que seja, a função correspondente é acionada automaticamente mantendo os serviços online, estáveis e sem interrupção.

É um importante e necessário passo que a Prefeitura do Recife está dando para modernizar a estrutura física do nosso Data Center. Essa mudança e a nova tecnologia que estamos trazendo permitem que problemas que já aconteceram no passado não voltem a ocorrer, como a parada repentina e danificação de equipamentos. A mudança física de um centro de processamento de dados é sempre uma operação complexa, porque dele dependem todas as conexões dos serviços online que oferecemos a toda estrutura da prefeitura e ao cidadão. Vamos executar o serviço com o máximo de segurança e, logo em seguida, teremos ao nosso dispor e à disposição da sociedade a oportunidade de atingirmos um outro nível de qualidade tecnológica”, explicou o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida. 

Com a chegada do novo Data Center, que será instalado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, será possível fazer a migração dos sistemas para esta nova base. A mudança completa deve acontecer em setembro, quando os atuais sistemas serão instalados na nova estrutura. A chegada do Data Center TIER III representa o investimento na tecnologia para a melhora dos serviços prestados aos cidadãos. Além disso, a mudança também conclui a transição da estrutura da Emprel para um dos maiores e mais bem sucedidos Parques de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do País, o Porto Digital.

Chegada do container com o CPD. Foto: Marcos Pastich.
Chegada do container com o CPD. Foto: Marcos Pastich.

Estiveram também na ocasião, o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Martins, e o secretário executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo. 

SOBRE O NOVO DATA CENTER – Como um contêiner, o novo Data Center projetado no modelo outdoor, que é uma tendência de mercado e acompanha a modernidade tecnológica, será instalado próximo ao estacionamento interno da Prefeitura, isolado fisicamente, sem os riscos de estar abrigado em outra estrutura pré-existente. Planejado para propiciar total segurança, o local contém um subsistema de última geração que permite a resistência à água, antivandalismo e quaisquer condições climáticas adversas (como fortes chuvas ou enchentes). Além disso, permite ainda a detecção e extinção automática de incêndio. O ambiente também conta com refrigeração de alta precisão, sistema de energia com manutenção em funcionamento e realiza o acesso controlado dos funcionários por meio de biometria. Em caso de falta de energia, o Data Center funcionará com geradores de alta capacidade e fonte de alimentação ininterrupta. O modelo selecionado permite ainda uma capacidade de expansão física facilitada e uma rápida mobilidade em caso de mudança futura de local. 

Mais moderno, o Data Center TIER III traz vantagens técnicas que superam a versão que deixará de ser utilizada pela Prefeitura do Recife, o TIER II. A versão TIER III é uma tendência de escolha de grandes empresas pelo mundo. Essa versão possui estruturas redundantes tolerantes a falhas. Isso significa que o modelo vem adaptado para a instalação de estruturas duplicadas e independentes. Em caso de defeito ou pane, a  função correspondente entra em ação automaticamente mantendo os serviços online, estáveis e sem interrupção, garantindo, assim, os sistemas funcionando. As estruturas redundantes assumem outro importante papel: a partir delas é possível realizar manutenções revertendo a necessidade do desligamento do Data Center, possibilitando um trabalho mais seguro e eficaz.

Leia também:

Recife libera vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir dos 37 anos; saiba como agendar
Prefeitura do Recife recomenda que empresas privadas liberem funcionários para vacinação contra…

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR.