Imunizante

Ministério da Saúde bate recorde de entrega de vacinas com distribuição de mais de 13,5 milhões de doses em cinco dias

A campanha de vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde bate mais um recorde com o envio de 13,5 milhões de doses de imunizantes para todo o Brasil – tudo isso no intervalo de cinco dias. Somente na última sexta-feira, 2 de julho, 8,1 milhões de doses do total devem ser enviadas para estados e Distrito Federal.

Chegaram às unidades da Federação 3 milhões de doses da Janssen, 2,1 milhões da Pfizer e 2,9 milhões da AstraZeneca/Fiocruz. O outro lote, com 5,3 milhões de doses de vacinas, já foi distribuído na última quarta (30/6) e quinta (1º/7).

Veja também:
>>>Itapissuma vacina a partir dos 33 anos e toma a ponta no avanço da imunização contra Covid-19 na Região Metropolitana do Recife

Essa leva de vacinas atinge mais grupos prioritários. A vacina da Janssen, com dose única para imunização, vai chegar a 100% dos caminhoneiros, dos trabalhadores do transporte metroviário, ferroviário e aquaviário, e pessoas em situação de rua. As doses também são destinadas para vacinação da população em geral, com idade entre 55 e 59 anos.

Além disso, o ministério está entregando vacinas para a primeira aplicação em agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas e trabalhadores industriais. Já lote de imunizantes da Fiocruz é para segunda dose de idosos entre 60 e 64 anos e pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

A distribuição será concluída em até 48 horas. Lembrando que essa estratégia é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado, que é de 12 semanas para a vacina da Pfizer e da Fiocruz. Já a vacina da Janssen é de dose única.

Além das doses, o Ministério da Saúde está distribuindo 1,2 milhão de seringas para a aplicação da vacina da Pfizer.

As orientações de vacinação e a divisão das doses por UF estão no 26º informe técnico.

PÁTRIA VACINADA

Até agora, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e DF mais de 135 milhões de doses de vacinas Covid-19. Mais de 100 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que 47% da população-alvo já recebeu a primeira dose e quase 17%, a segunda dose ou dose única das vacinas.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo Federal