Imunização

Brasil ocupa a 3ª posição no ranking com mais vacinas aplicadas por dia em doses totais

No ranking de aplicação diária de vacinas contra a Covid-19,  o Brasil é o 3º país no planeta a aplicar mais imunizante em números absolutos. Na última semana, o país injetou, na média, 1,41 milhão de doses diariamente na sua população, perdendo apenas para a China (18,69 milhões) e Índia (4,21 milhões), que lideram o ranking.

No cálculo proporcional, ou seja, na relação por 100 habitantes, porém, Brasil é o 45º colocado, com 0,66 injeção aplicada, em média, por dia, no espaço de uma semana, enquanto a Ilha de Nauru e a Islândia são os líderes do ranking mundial, vacinando por dia 2,1 e 2,04 pessoas a cada 100 habitantes em um intervalo uma semana, diz dados levantados pelo R7 o último domingo, 4 de junho, com base no Our World in Data, plataforma alimentada por pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

Veja também:
>>>Recife libera vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir dos 37 anos; saiba como agendar

A análise dos sites de monitoramento, nacionais e internacionais, indica que a aceleração da campanha de vacinação, com recorde de imunização em um único dia, e a constância na quantidade de doses aplicadas, sinaliza evolução. Vale ressaltar, ainda, que o país atingiu na última quinta-feira, 1 de julho, a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra covid-19 aplicadas.

Entretanto, o número de pessoas que receberam a proteção completa prometida, com duas doses ou a dose única, demonstra que o caminho ainda é longo para o controle da pandemia.

Mais de 77.335.380 de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no país até ao meio-dia deste domingo, o que corresponde a 48,3% da população que pode ser vacinada (acima de 18 anos), sendo que apenas 27.418.130 já tomaram a segunda dose ou a aplicação única e estão completamente imunizadas, ou seja, 17,1%.

Promessa mantida

Na última semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil receberá mais 160 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até o fim de setembro.

“No mês de setembro, nós vamos imunizar toda a população brasileira acima de 18 anos com a primeira dose da vacina. E até o final do ano, teremos toda a população acima de 18 anos imunizada com as duas doses da vacina”, disse Queiroga, ao manter o compromisso que já havia firmado anteriormente.

Nas redes sociais, a equipe do ministro informou no último domingo (4) ter batido mais um recorde ao entregar 13,5 milhões de doses de vacina covid-19 em cinco dias. Conforme a pasta, desde a última quarta-feira (30), foram distribuídas 3 milhões de doses da Janssen, 3,33 milhões da Pfizer e 7,15 milhões da AstraZeneca/Fiocruz.