Trabalho

Petrolina é destaque no combate a covid-19, informa Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde

Com o objetivo de conhecer os trabalhos realizados pela gestão de Petrolina no combate ao novo coronavírus e trocar experiências exitosas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), visitaram Petrolina, na última semana. As equipes foram recepcionadas pelos técnicos da Secretaria de Saúde e por representantes da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII GERES).

Mais uma vez, a cidade ganhou destaque entre os municípios de Pernambuco, por ações inovadoras e antecipadas, como por exemplo, a primeira cidade a comprar testes do tipo SWab rápido para pesquisa de antígeno, visando o diagnóstico precoce, além de ter protocolo médico diferenciado para o acompanhamento dos pacientes que positivam para o vírus.

O encontro com a OPAS e o Ministério da Saúde foi dividido em dois momentos. O primeiro foi presencial, no qual o diretor médico da Secretaria de Saúde, Diego Dourado, apresentou um histórico documental de todas as ações municipais desde o início da pandemia, quando não havia nenhum registro de casos confirmados da doença, até o cenário atual, apontando todos os avanços.

Petrolina é destaque no combate a covid-19, informa Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde
Petrolina é destaque no combate a covid-19, informa Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde. Foto: Jonas Santos

Ver mais:

>> Petrolina baixa faixa etária de vacinação para 40 anos e abre agendamento nesta quinta-feira (1º)

Durante a apresentação, um dos temas abordados foi a alta testagem de pessoas suspeitas para COVID-19. Ao longo destes 15 meses de pandemia, Petrolina realizou mais de 240 mil testagens, ou seja, a cada 10 moradores, sete já foram testados no município.

Após a discussão técnica, foi realizada uma visita aos serviços de saúde oferecidos no município: na Unidade de Saúde Josefa de Souza Silva, no bairro Pedra Linda; Centro COVID; o Hospital de Campanha Municipal; e a UPA, serviço de gestão estadual. Os técnicos ainda conheceram o serviço da Vigilância em Saúde e a biofabrica do método Wolbachia, outro projeto inovador de combate ao Aedes Aegypti que está sendo desenvolvido na cidade.

Diagnóstico

Petrolina é destaque no combate a covid-19, informa Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde
Petrolina é destaque no combate a covid-19, informa Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde. Foto: Jonas Santos

O segundo momento foi virtual e aconteceu nesta sexta-feira, dia 2, em que a equipe nacional repassou o relatório do diagnóstico da visita, propondo também novas ações de melhorias para qualificar ainda mais os serviços. Além de Petrolina, outros três municípios de Pernambuco também experienciaram esse momento.

“Estamos desenvolvendo uma atividade, junto a estados e municípios, para fazer uma revisão de boas práticas e trocas de experiências no sistema de preparação e resposta emergencial ao novo coronavírus. Aqui em Petrolina, vimos o sistema de preparação e de resposta do município nas áreas de vigilância, de imunização, da organização da rede existencial, o plano de testagem e também as estratégias de comunicação para mobilizar os petrolinenses”, explicou o consultor nacional da OPAS, Rodrigo Said.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina