Atuação

Detran-PE faz ação educativa e pede que população não avise sobre blitz da Lei Seca a outros condutores e assim evitar locais

A operação, ocorre nesta quinta-feira (1º), das 17h às 19h, na avenida Agamenon Magalhães, em frente à fábrica Tacaruna.

O Governo de Pernambuco vem trabalhando incansavelmente contra a Covid-19, para tanto, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realiza Blitz Preventiva com a finalidade de conscientizar motoristas e motociclistas da importância de evitar acidentes.

A operação, ocorre nesta quinta-feira, 1° de julho, das 17h às 19h, na avenida Agamenon Magalhães, em frente à fábrica Tacaruna, com a participação de técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do órgão e agentes da Diretoria de Fiscalização de trânsito.

Um painel com orientações para evitar unir direção e bebida alcóolica faz parte do material de divulgação, que inclui ainda, o Detran Itinerante, caminhão dotado de equipamento e infraestrutura para ações externas.

Algumas atitudes no trânsito que podem parecer “esperteza”, na verdade acarretam em penalidades rigorosas para os que tentam se beneficiar ou burlar a legislação. Uma delas, por exemplo, é avisar a outros condutores da localização de blitz para que mudem seu trajeto, caso tenham ingerido álcool.

Leia mais:
>>> Mudanças no Código de Trânsito alteram exames do Detran-PE

A atitude é considerada crime previsto no Código Penal, no Artigo 265, como atentado contra a segurança pública e tem como pena reclusão de 1 a 5 anos e multa definida por juiz. Já pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool, é uma infração gravíssima com multa de R$ 2.934,70. Esse tipo de comportamento será um dos pontos abordados durante a blitz.

Além das questões específicas de trânsito, outro ponto que será abordado na operação é a segurança de motoristas, principalmente os profissionais do transporte remunerado, que ao alertar sobre pontos de blitz colocam em risco a segurança dos colegas.

Para tanto, a ação vai contar com agentes da Diretoria de Fiscalização de Trânsito do Detran-PE, Operação Lei Seca, representantes da Escola Pública de Trânsito (EPT) em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

A atuação de uma blitz não fica resumida apenas ao consumo de álcool ou outras drogas. Durante a operação vários pontos costumam ser verificados para detectar irregularidades ou possíveis problemas relacionados à segurança de condutores e passageiros.

Numa blitz, geralmente os agentes de trânsito conferem: se o condutor é habilitado e se a Habilitação está em dia, se todos no veículo estão usando o cinto de segurança, se o condutor está sob efeito de álcool e se o veículo está em boas condições de funcionamento e conservação.

A inspeção, nesse caso realizada por policiais militares e agentes de trânsito, inclui também o porta-malas para verificar a possibilidade de ocultação de armas, drogas ou ocorrência de sequestro.

Fora comunicar sobre a realização de fiscalizações, outro ponto considerado infração é a evasão de blitz. Aí, a questão é abordada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 195, e considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Para o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, a iniciativa contribui

“para levar esclarecimentos que ajudam a formar mais consciência, garantir maior segurança, e assim, oferecer uma melhor situação do trânsito nas vias, tanto para motoristas quanto para motociclistas, ciclistas e pedestres”.

Durante a Blitz Preventiva haverá exibição da conduta correta que todo motorista e motociclista deve adotar na condução de seu veículo. A ação será desenvolvida no sistema “drive in”, com no máximo três veículos por vez, para seguir as recomendações sanitárias de distanciamento social e todos os profissionais estarão utilizando máscaras e álcool em gel, como medida de prevenção contra a Covid-19.

Além disso, será realizada uma simulação de interceptação policial como alerta sobre a possibilidade de sequestro ou de crime similar. Os veículos abordados ficarão dispostos lado a lado, possibilitando a visualização da abordagem simulada, realizada por agentes da Fiscalização do Trânsito e policiais do BPTran, que ao abrirem o porta-malas do veículo retiram uma faixa com os dizeres: “Aqui poderia estar alguém que você ama. #nãodivulgueblitz“.

Da redação do Portal com informações do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal