Polícia Civil

Prefeito de cidade do Grande Recife, quatro vereadores e cinco secretários são afastados do cargo por suspeita de irregularidades

Defesa alega que não há fatos e elementos novos e que vai recorrer da decisão no STJ e STF.

O prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD), foi afastado do cargo, nesta terça-feira, 29 de junho, durante deflagração da segunda fase da Operação Dragão do Mar, que apura crimes como corrupção e fraude em licitação e pagamentos indevidos de R$ 11 milhões através de programa social, segundo a Polícia Civil.

Reeleito em 2020, o prefeito também foi afastado em 2019, na primeira fase da mesma operação. Com o seu afastamento, a vice-prefeita Zezé (PV), é quem assume o comando da cidade.

A investigação apontou que o dinheiro do programa conhecido como Bolsa Qualifica era pago funcionários da prefeitura recém demitidos e parentes de políticos, sem processo de seleção ou curso de qualificação previsto pelo projeto, ou a pessoas que já tinham algum vínculo com a prefeitura.

Também foram afastados, quatro dos 11 vereadores do município, cinco secretários, três membros da comissão de licitação, além de outros servidores, totalizando 24 mandados de suspensão do exercício de cargos, empregos ou funções públicas por 180 dias.

Os nomes dos outros afastados não foram divulgados em respeito à lei de abuso de autoridade, segundo a Polícia Civil. Foram apreendidos documentos, celulares, computadores e ao menos R$ 19 mil em dinheiro.

Titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção, a delegada Viviane Santa Cruz explicou que também foram encontrados indícios de fraude na contratação da empresa que deveria oferecer cursos através do programa, que seria voltado à reinserção de pessoas no mercado de trabalho.

No total, foram cumpridos 26 de busca e apreensão, emitidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em endereços de investigados em Paulista Igarassu, além da prefeitura e residências em Itapissuma, no Grande Recife.

Da redação do Portal com informações do G1 PE

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal