Decreto

Pernambuco prorroga prazo de calamidade pública; confira novo decreto

Foi prorrogado, pelo governador Paulo Câmara (PSB), o estado de calamidade pública em Pernambuco em decorrência da pandemia causada pelo novo vírus da Covid-19. O decreto entra em vigor a partir de 1º de julho de 2021 e valerá até 30 de setembro do mesmo ano, podendo ser ampliado posteriormente. A Assembleia Legislativa votará a prorrogação da medida.

Na justificativa do decreto, o governador alega o “ritmo lento de vacinação” da população contra a doença como uma das razões para a extensão da calamidade. O prazo de vigência do decreto poderá ser ampliado posteriormente.

Veja mais:
>>>4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas

Além do governador, assinaram o decreto o secretário da Casa Civil de Pernambuco, José Neto, e o procurador-geral do Estado, Ernani Médicis.

A medida é válida para todo o estado de Pernambuco, que tem 184 municípios e o distrito do
Arquipélago de Fernando de Noronha. O último decreto de calamidade havia sido publicado em 16 de dezembro de 2020 e continua válido até o próximo dia 30 de junho.

Medidas

As atividades econômicas voltaram a funcionar, nesta segunda-feira, 28 de junho, até às 20h, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos, na Macrorregião 3, que engloba parte do Sertão e tem como sedes as cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

Os comércios de bairro e de rua e os escritórios terão horário especial, podendo funcionar até às 19h nos finais de semana. A capacidade permitida nos estabelecimentos será de 50% do total.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, alertou que apesar da flexibilização, todos precisam manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos.

Vacina

De acordo com o Governo de Pernambuco, até a sexta-feira, 25 de junho, o estado já tinha aplicado 4.013.315 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 2.955.158 de primeiras doses. No total, 1.058.157 pessoas finalizaram o esquema.

A marca de 4 milhões de imunizantes aplicadas foi ultrapassada na quinta-feira, 24 de junho, com exatas 4.003.664 aplicações.

O detalhamento sobre a vacinação de todos os grupos em fase de imunização no Estado no boletim completo, pode ser conferido no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.