Congresso

Painel sobre experiências dos catadores de Paulista e Florianópolis foi destaque no encontro mundial de resíduos sólidos

O prefeito da Cidade do Paulista, Yves Ribeiro(MDB), abriu os trabalhos do tema, destacando o papel dos agentes ambientais para reduzir a geração de resíduos sólidos.

Na tarde desta quarta-feira(23), catadores de materiais recicláveis das cidades de Paulista-Pe e Florianópolis-SC participaram do painel “Plástico Social”, no ll Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que acontece no Museu Nacional, em Brasília, entre os dias 22 e 24 deste mês, em formato híbrido(presencial e virtual).

O prefeito da Cidade do Paulista, Yves Ribeiro(MDB), abriu os trabalhos do tema, destacando o papel dos agentes ambientais para reduzir a geração de resíduos sólidos.

A iniciativa do evento é do Instituto Lixo Zero Brasil, e vem reunindo especialistas de várias partes do mundo, além de gestores públicos, empresários, educadores, acadêmicos, professores e cidadãos.

Catadores dos dois municípios discutiram problemas enfrentados após queda na renda da categoria, devido à proliferação do coronavírus no país.

A pandemia levou parte das cooperativas de catadores à paralisação total ou parcial de suas atividades. 61, 25% das organizações tiveram quedas no preço da venda dos materiais em razão da Covid-19.

Em sua fala no debate, o catador de Paulista, José Félix, conhecido por Dumé, afirmou que não tem sido fácil sobreviver na atividade. “Além dos impactos negativos da crise sanitária, enfrentamos muito preconceito por parte da população que não entende o trabalho que realizamos em defesa da sustentabilidade ambiental”, lamentou ele.

Já na opinião da catadora Cínthia Mayara, da Associação dos Catadores União e Força, do bairro de Jaguarana, reeducar as pessoas a separar o lixo reciclável não é tarefa nada fácil. Para ela, “precisamos ter vez e voz no processo de construção do Lixo Zero. Saio desse congresso com muita experiência na bagagem e com mais orgulho da minha profissão”, opinou Cínthia.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal