Litoral

Cidades das principais praias do Grande Recife definem funcionamento do comércio na faixa de areia durante fim de semana junino

As atividades de comércio, assim como banho de mar, que estavam proibidos, ficaram sobre critério das prefeituras, assim como as medidas de fiscalização.

O funcionamento de praias das cidades dos Grande Recife estão na lista do decreto nº 50.874  publicado no Diário Oficial do sábado, 19 de junho, do Governo de Pernambuco, que trata da flexibilização das medidas restritivas às atividades econômicas e sociais.

O documento cita comércio de praias, calçadões, ciclofaixas, parques e praças, parques infantis, temáticos, aquáticos e similares. No entanto, a comercialização na faixa de areia, que estava proibida, ficou a critério das prefeituras, assim como as medidas de fiscalização.

Com a chegada do período junino e o feriado prolongado, várias pessoas recorrem ao litoral de Pernambuco, uma vez que o interior não vai ter as tradicionais festas nos centros das cidades devido a pandemia e assim evitar aglomeração para prevenir o avanço do novo Coronavírus. 

Leia também:
>>> Pernambuco libera vários setores para funcionar até as 22h durante a semana e até 21h nos fins de semana; confira lista das cidades

A equipe do Portal de Prefeitura fez um levantamento nas principais cidades do Grande Recife que costumam ter movimento intenso nas praias mais procuradas e saber o que ficou definido sobre o comércio de praia de 24 a 27 de junho.

Cabo de Santo Agostinho

Na cidade do Cabo de Santo Agostinho, o comércio de praia foi autorizado a funcionar todos os dias da semana sem limite de horário. Contudo, a prefeitura reforça que segue mantido os bloqueios de ônibus de turismo. A guarda municipal vai monitorar e fiscalizar o acesso para evitar aglomerações.

Olinda, Paulista e Goiana

As Prefeituras das Cidades de Olinda, Paulista e Goiana decidiram seguir as exigências no que define o uso de praias e parques, igualmente a recomendação de abertura e horários definidos na nova atualização de combate ao novo Coronavírus do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Decreto nº. 50.433.

Desta forma o comércio de praia nessas três cidades vão funcionar até as 18:00, durante todos os dias da semana, com no máximo 50% (cinquenta por cento) da quantidade de mesas, cadeiras e guarda-sóis registrada nos cadastros da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, e com distanciamento mínimo de 2 metros entre cada guarda-sol, vedada a utilização de aparelhagem de som e a realização de shows. O mesmo horário de 18:00 deverá ser observado por todos aqueles (comerciantes ou não) que desejem utilizar a praia, no período de vigência deste decreto.

O calçadão da orla marítima e a ciclofaixa estarão disponíveis à prática de caminhadas, corridas e ciclismo até as 22:00, de segunda a sexta-feira, e até as 21:00, nos sábados e domingos. Os quiosques localizados no calçadão da orla marítima deverão observar os mesmos horários previstos, vedada a utilização de aparelhagem de som e a realização de shows.

Jaboatão dos Guararapes

A Secretaria Executiva de Turismo e Cultura do Jaboatão informou que liberou o comércio na orla e faixa de areia no município no horário das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e também no fim de semana, e que conta com a conscientização de consumidores e comerciantes no sentido de respeitar as normas sanitárias exigidas pelos protocolos de combate e convivência com a Covid-19, para que, nas próximas semanas, possa-se voltar a adotar o horário normal de funcionamento, que vai das 7h às 17h.

Acrescentou ainda que haverá fiscalização feita por equipes da secretaria em toda a extensão da orla do município, com apoio de quadriciclos e drone.

Igarassu

A prefeitura de Igarassu segue as exigências no que define o uso de praias e parques, com a recomendação de abertura e horários definidos na nova atualização de combate ao novo Coronavírus do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Decreto nº. 50.433.

Sendo assim , o comércio funciona até as 18:00, durante todos os dias da semana, com no máximo 50% (cinquenta por cento) da quantidade de mesas, cadeiras e guarda-sóis . O mesmo horário de 18h deverá ser observado por todos aqueles (comerciantes ou não) que desejem utilizar a praia, no período de vigência deste decreto.
Os quiosques localizados em Mangue Seco deverão observar os mesmos horários previstos no decreto estadual , vedada a utilização de aparelhagem de som e a realização de shows.

Ipojuca

A prefeitura de Ipojuca comunicou que o comércio de praia vai funcionar de domingo a domingo das 8h às 17 horas, seguindo as recomendações de prevenção ao novo Coronavírus e respeitando todas as normas estabelecidas.

Ilha de Itamaracá

Na Ilha de Itamaracá o decreto de número 27/2021, estabelece que o comércio de praia e na faixa de areia tem autorização para funcionar das das 5h às 22h de segunda a sexta-feira e das 5h às 21h nos finais de semana. 

Recife

Em conformidade com a nova fase do plano estadual de prevenção à Covid-19, a Prefeitura do Recife liberou o comércio nas orlas do Pina e de Boa Viagem, inclusive nos finais de semana. A prática de atividades esportivas coletivas – desde que sem a presença de público – está autorizada, assim como atividades físicas individuais supervisionadas por personal trainer. O banho de mar volta a ser permitido, bem como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o funcionamento de parques temáticos.

No caso do comércio na faixa de areia, o horário de funcionamento será das 7h às 17h, tanto nos dias úteis como no final de semana. Cada estabelecimento deverá usar apenas 50% da capacidade, e segue proibida a utilização de caixas de som, bem como shows e demais apresentações artísticas. Os ambulantes que trabalham circulando na orla também poderão atuar no mesmo horário e dias, desde que sempre respeitando o uso de máscara e o distanciamento.

O banho de mar fica liberado, desde que as pessoas respeitem a determinação de usarem máscaras tão logo estejam fora da água. Os quiosques da orla também ficam autorizados a reabrir, com funcionamento previsto para o horário entre 7h e 22h. Para comerciantes e clientes destes estabelecimentos valem as mesmas orientações para os barraqueiros da faixa de areia: uso de máscara enquanto a pessoa não estiver consumindo alimentos, utilização de álcool a 70% e observação do distanciamento social de 1,5 metro.

Condições

O funcionamento ou liberação destes espaços foi autorizado desde a última segunda-feira, 21 de junho, até o dia 4 de julho. As atividades precisam seguir os protocolos de cada setor para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, como limitação da capacidade de ocupação, uso de máscara, higienização com álcool 70%, entre outros. 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal