Permissão

Prefeitura do Paulista libera queima de fogueiras no São João e justifica respeito a tradição com símbolo junino

A prefeitura da cidade do Paulista, localizada no Grande Recife, emitiu comunicado nesta quarta-feira, 23 de junho, véspera de São João, liberando a população para queima de fogueiras neste ano de 2021.

Diferente de outros municípios que adotaram a proibição seja de acender fogueiras como soltar fogos de artifício, a gestão justificou que o maior símbolo da festa junina, representa a cultura popular da cidade do Estado e região nordestina.

Pontuando ainda, que os cidadãos não terão os seus direitos de expressão cultural popular retirados. 

Confira a nota na íntegra:

Em respeito a essa grande tradição junina, a Prefeitura de Paulista não vai proibir a queima de fogueiras no São João deste ano de 2021. A fogueira é o maior símbolo da festa, consistindo em um grande elemento da cultura popular paulistense, pernambucana e nordestina.

Por ser um atributo secular, ela resgata a história e a tradição do São João ano após ano, mantendo viva a cultura dessa celebração única.

Com a proibição de festividades e shows, em razão da pandemia, as fogueiras são uma das únicas formas das famílias celebrarem em suas casas e manterem a chama junina acesa, ainda que de uma maneira diferente. Pensando nisso, a Prefeitura de Paulista não vai tirar de seus cidadãos o direito a essa expressão cultural popular, e os paulistenses poderão acender suas fogueiras esse ano.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Paulista.