Declaração

João Campos: “Vacinação não vai parar um único dia até que 100% dos recifenses estejam vacinados”

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Recife, a Prefeitura do Recife não parou um só dia de aplicar doses de esperança nos braços dos recifenses. Neste São João não será diferente: a vacinação segue em ritmo acelerado e com o diferencial da animação sob a responsabilidade dos trios de forró pé-de-serra, presentes nos locais de vacinação hoje e amanhã. Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito João Campos acompanhou o processo de imunização no centro montado na UFRPE. Na ocasião, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19.

“Em nome da equipe de Saúde que está aqui presente, quero parabenizar todo mundo que está na envolvido na vacinação do Recife. Desde o dia que a gente começou, em janeiro, nós não paramos um único dia. Hoje é véspera de feriado, amanhã é feriado municipal, e todos os centros estarão abertos para vacinar as pessoas. A gente não vai parar um único dia até garantir que 100% dos recifenses estejam vacinados”, garantiu o prefeito João Campos. 

João Campos: “Vacinação não vai parar um único dia até que 100% dos recifenses estejam vacinados”
João Campos: “Vacinação não vai parar um único dia até que 100% dos recifenses estejam vacinados”. Foto: Rodolfo Loepert/ PCR

A Prefeitura do Recife já vacinou 626.919 pessoas contra a covid-19 na cidade, o que representa mais de 50% da população adulta da cidade. Dessas, 236.402 já receberam também a segunda dose das vacinas disponíveis, totalizando 863.321 doses aplicadas.

No dia de sua vacinação, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, parabenizou os profissionais de saúde que estão na linha de frente da vacina e também no cuidado dos pacientes infectados com o novo coronavírus.

“É uma emoção muito grande chegar a esse dia e poder ser vacinada em um dos nossos centros de vacinação, aqui na UFRPE. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar os nossos guerreiros e profissionais de saúde que estão aqui de domingo a domingo, seja feriado ou final de semana, a postos para vacinar todos os recifenses. Este é um dia para prestigiar e agradecer ao SUS por tantas vacinas. São mais de meio milhão de pessoas vacinadas aqui no Recife e pra gente é muito gratificante. Agradeço a todos por esse momento tão importante”, declarou a secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque. 

João Campos: “Vacinação não vai parar um único dia até que 100% dos recifenses estejam vacinados”
João Campos: “Vacinação não vai parar um único dia até que 100% dos recifenses estejam vacinados”. Foto: Rodolfo Loepert/ PCR

Tradição

Nestas quarta e quinta-feira (23 e 24), alguns dos locais de vacinação contra covid-19, da capital pernambucana, se transformarão em arraiais. Isso porque a Prefeitura do Recife promete, além da prevenção à saúde, muita animação com trios de forró pé-de-serra tocando para os usuários que tiverem agendamento para dez dos 20 locais de imunização. A Prefeitura lembra ainda que, quem puder, pode trazer alimentos não perecíveis para colaborar com a campanha Recife Solidário, que visa garantir a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade.

“A gente gostaria de poder estar fazendo um grande São João, mas o momento não permite. Mas a gente também não pode deixar de homenagear nossa cultura, nossa tradição. Por isso, os centros de vacinação terão presença de trios pé-de-serra para homenagear o São João de maneira simbólica. Uma maneira de garantir a representativa da nossa cultura, e sobretudo, da defesa da saúde”, explicou o prefeito João Campos.

Ver mais:

>> João Campos inaugura nova central de armazenamento e distribuição de vacinas no Recife 

“Um momento como esse tem como foco absoluto da cidade, do Brasil e do mundo a vacinação, a proteção da vida. E aqui, também temos a celebração da cultura.  A gente quer ver todo mundo vacinado, imunizado, bem de saúde, podendo fazer festa. Por enquanto, essa é uma celebração em homenagem ao São João e um chamamento também, para que ninguém desanime e todo mundo se vacine em pleno São João. Aproveitar esse momento para sair imunizado e a gente poder voltar a fazer muitas festas”, acrescentou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife