Consequências

Secretário é expulso do PDT e demitido pela Prefeitura de Maceió após defender jovem que usou símbolo nazista em shopping

Adolescente circulou em pelo menos dois shoppings de Caruaru com uma suástica nazista na manga do casaco.

O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Ricardo Santa Ritta, foi demitido pelo prefeito  João Henrique Holanda Caldas (PSB), conhecido como JHC,  na manhã desta sexta-feira, 18 de junho, após defender um adolescente de 17 anos que circulou em pelo menos dois shoppings de Caruaru, agreste de Pernambuco, com uma suástica nazista na manga do casaco na última quinta-feira, 17 de junho.

O então secretário publicou em sua conta no Twitter que descobriu que “usar qualquer elemento com a ‘suástica’ é crime federal no Brasil” e completou: “Pensava que a liberdade de expressão permitisse”.

Twitter Rivardo
Secretário de Turismo de Maceió defende jovem com suástica: “liberdade de expressão”. Foto: Reprodução/ Twitter

Através das redes sociais da prefeitura foi realizado o comunicado de demissão de Ricardo.

“A Prefeitura de Maceió comunica o desligamento de Ricardo Santa Rita do cargo de Secretário de Turismo.”

O PDT, partido que Ricado estava filiado, decidiu pela expulsão do então secretário, após repercussão de sua postagem em favor do jovem.

“Anunciamos que o secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, será expulso do PDT. A
executiva de Alagoas está agora reunida e vai publicar esta decisão”, escreveu o presidente
nacional do PDT, Carlos Lupi, nesta sexta.

Entenda o caso: 

Em pelo menos dois shoppings de Caruaru, agreste Pernambuco, um adolescente foi flagrado circulando com uma suástica nazista na manga do casaco na última quinta-feira, 17 de junho. O vídeo do rapaz ganhou rapidamente as redes sociais e gerou revolta entre os internautas, levando a cidade ao top de menções no Twitter.

Um vídeo feito no Caruaru Shopping mostra o momento em que ele se recusa a remover o adereço e é abordado e expulso do local por seguranças. O caso fez com que o nome da cidade ficasse nos assuntos do momento no Twitter, com quase cinco mil menções por volta das 18h.

Confira: 

O caso pode ser enquadrado como crime por apologia ao Nazismo. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, fala que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, tem pena de reclusão de um a três anos e multa.

Antes de “passear” no Caruaru Shopping, o rapaz foi visto andando no Shopping Difusora, na mesma cidade, também usando o adereço nazista no braço.

O Caruaru Shopping preferiu não falar sobre o caso, mas o Difusora divulgou uma nota, em que informa que “os seguranças identificaram o símbolo” na manga do casado do jovem e “iniciaram o procedimento de abordagem e contato com as autoridades competenentes para que fossem tomadas as providências legais”. Em seguida, o adolescente deixou o local.

“O Shopping ressalta ainda que repudia toda e qualquer manifestação de apologia ao nazismo e já realizou o Boletim de Ocorrência junto as autoridades competentes”, acrescenta.

Posicionamento da Prefeita: 

Em sua conta no Twitter, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) lamentou o ocorrido e lembrou que a apologia ao nazismo é crime.

É lamentável que nos dias de hoje a gente se depare com episódios como o que aconteceu nesta quinta-feira, em nossa cidade. Apologia ao nazismo é crime! Não podemos aceitar isso!

Leia também:
>>>Vídeo: Caruaru fica entre os assuntos mais comentados do Twitter após jovem circular com símbolo nazista em shopping

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal