Manifestação

Motociata em Recife atende recomendação do MPPE e cancela evento; ato “Fora Bolsonaro” segue mantido no sábado (19)

Organizadores solicitam aos manifestantes que sigam as regras sanitárias , como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. 

Os organizares da ‘matociata’ em favor do presidente Bolsonaro, que estava marcada para ocorrer neste domingo, 20 de junho, foi cancelada após reunião na tarde de ontem, 17 de junho. O corpo jurídico do movimento Aliança por Pernambuco decidiu pela não realização da “I Motociata Acelera, Patriota!”, enquanto a manifestação contra Bolsonaro continua mantida.
A ‘motociata’ estava prevista para acontecer em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com o advogado Marconi Ferraz, integrante da coordenação do movimento, o corpo jurídico resolveu acatar o posicionamento do MPPE, mas que de acordo com o jurista, é uma ação ilegal.
“(A recomendação) fere o artigo 5ª da Consituição Federal, que dá o direito de locomoção, só seria legal se o país estivesse em estado de sítio ou de defesa e para isso era preciso um decreto presidencial, que precisaria ser aprovado pelo Congresso Nacional, que não é o caso”, contestou.
Géssica Araújo, uma das advogadas do movimento Aliança por Pernambuco, disse que chegou a ser cogitado recorrer à justiça e entrar com um mandado de segurança, o que terminou não ocorrendo.
“Gostaríamos de nos manifestar e não acreditamos que uma motociata atendendo às determinações do poder estatal, como o distanciamento social, pudesse contaminar (pessoas com a Covid-19). Em nenhuma das motociatas que ocorreram a nível Brasil foram registrados surtos do vírus”, indagou. No entanto, frisou que foi decidido “respeitar as instituições, por sermos um movimento que leva debaixo do braço a Constituição Federal. Optamos por não interpor nenhum mandado de segurança e seguir a recomendação do Ministério Público”.
Manifestação contra Bolsonaro
No sentido contrário a recomendação do MPPE, o “Ato Fora Bolsonaro” no Recife irá acontecer. Um trecho do documento do MPPE solicita aos organizadores que “abstenham-se de realizar quaisquer atos que ocasionem aglomerações de pessoas”.
Os grupos organizadores solicitam aos manifestantes que sigam as regras sanitárias de combate à Covid-19 durante o ato, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) argumenta, em sua conta no Instagram, que a mobilização precisa ocorre, destaque que o ‘presidente ameaça mais que o vírus’.
“Nós vamos para as ruas porque o governo de Bolsonaro ameaça mais as nossas vidas que o vírus. Faremos mais um ato por Fora Bolsonaro, pelo auxílio emergencial de R,00 e por vacina no braço e comida no prato”.
O ato Fora Bolsonaro está previsto para acontecer no próximo sábado, às 9h, na Praça do Derby, centro do Recife, com destino à Avenida Guararapes.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal