Religiosidade

Dom Fernando Saburido é escolhido para celebrar missa de 7º dia de Marco Maciel, ex-vice-presidente do Brasil

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, vai celebrar a missa de 7º dia do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. A informação foi repassada pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação Social – Pascom 

A família convida amigos e a sociedade pernambucana para acompanhar a missa de 7º dia em memória do ex-governador de Pernambuco, no sábado (19/06), às 10 horas da manhã, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no antigo colégio Nóbrega, bairro da Boa Vista.

Em virtude da pandemia a missa presidida por Dom Fernando será transmitida pela internet. Também em Brasília será celebrada missa, mas na sexta-feira, dia 18 de junho.

Leia também:
>>> Presidente Bolsonaro decreta luto oficial de três dias por morte de Marco Maciel

Morte

Marco Maciel faleceu no sábado, 12 de junho, em Brasília, aos 80 anos após complicações da Covid-19. O respeitado político pernambucano convivia com a doença de Alzheimer desde 2014 e, em março deste ano, foi diagnosticado com o novo Coronavírus e voltou a ser internado devido uma infecção bacteriana.

O velório aconteceu no salão Negro do Senado e o sepultamento na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Além de ter sido senador por três períodos – de 1983 a 1991, de 1991 a 1994 e de 2003 a 2011 – ele foi vice-presidente da República nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003. Teve seu nome ligado à política brasileira por 45 anos.

Também foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 18 de dezembro de 2003, como oitavo ocupante da Cadeira nº 39, na sucessão de Roberto Marinho.

Recebeu ainda títulos de Cidadão Honorário de 42 cidades brasileiras, a maioria delas em Pernambuco. A ele é atribuída a autoria de frases célebres como: “Tudo pode acontecer, inclusive nada”.

Luto

Paulo Câmara, governador de Pernambuco informou que decretou luto oficial de sete dias no estado em homenagem pela morte de Marco Maciel

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias, em pesar pela morte do ex-vice-presidente da República Marco Antônio de Oliveira Maciel. A decisão está em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).