Imunização

Secretária Mayra Pinheiro, a ‘capitã cloroquina’, recebe 1ª dose da vacina contra Covid-19

Mayra Pinheiro afirmou à CPI da Pandemia que, na qualidade de médica, mantém a orientação do uso de cloroquina.

A médica e secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, tomou a sua primeira dose da vacinada contra a Covid-19, na última segunda-feira, 14 de junho, no Distrito Federal. A secretária, que tem 54 anos, ficou conhecida como “capitã cloroquina”.

Mayara publicou uma foto nas redes sociais segurando o cartão de vacinação, mostrando que tomou a vacina da AstraZeneca/Oxford e deve tomar a segunda dose do imunizante em setembro.

Mayra é conhecida como “capitã cloroquina” por defender o uso de medicamentos para tratar pacientes com covid-19. Na gestão de Eduardo Pazuello, a secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação foi responsável pela elaboração do aplicativo TrateCov. A plataforma recomendava o uso de antibióticos, cloroquina, ivermectina e outros fármacos para náusea e diarreia ou para sintomas de uma ressaca, como fadiga e dor de cabeça, inclusive para bebês.

CPI da Covid

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado no final de maio, Mayra afirmou que “infelizmente” o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina como alternativa ao tratamento da covid-19 “foi muito estigmatizado e criminalizado (no lugar) das pessoas que fizeram pesquisas fraudulentas”.

A secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro afirmou à CPI da Pandemia que, na qualidade de médica, mantém a orientação do uso de cloroquina e “de todos os recursos possíveis para salvar vidas”. A adoção do medicamento contra a covid-19 foi um dos principais temas abordados pelos senadores no depoimento desta terça-feira (25) na comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Senado.

A servidora, que é titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da pasta, disse ainda que nunca recebeu ordem para defender o remédio e que o ministério nunca recomendou o uso da substância, mas apenas orientou a comunidade médica para a dosagem segura, uma vez que a cloroquina e a hidroxicloroquina já vinham sendo usadas no mundo inteiro.

Veja também:
>>>CPI da Covid recebe “Capitã Cloroquina”, que conquistou no STF o direito de permanecer em silêncio

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal