Fiscalização

Procon autua Igreja Universal em Pernambuco por descumprir decreto estadual; igreja negou realização de culto

Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, uma unidade da Igreja Universal do Reino de Deus, foi autuada na última sexta-feira, 11 de junho, pelo Procon por descumprir o decreto estadual de restrição às atividades econômicas e sociais durante a pandemia. A ação aconteceu durante uma operação de fiscalização realizada pelo Órgão.

Diferente do Agreste, onde as regras estavam em vigor para todos os dias da semana, nos municípios da Região Metropolitana do Recife, zona da Mata e parte do Sertão a restrições mais rígidas estavam valendo apenas nos finais de semana. 

De acordo com informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, a igreja evangélica estava funcionado de portas fechadas, depois das 20h, com mais de 30 pessoas, inclusive crianças e idosos, dentro do prédio. Na chegada dos fiscais, muitos usavam as máscaras e tentaram sair do local.

“No Centro de Caruaru, a Igreja Universal estava funcionando de portas fechadas com mais de 30 fiéis”, diz nota.

A igreja terá que responder administrativamente sobre o caso.

“É inadmissível que por mais que anunciemos a situação que estamos vivendo, cidadãos continuem a descuidar das proteções contra a covid-19”, diz o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Em nota, a Igreja disse que “não é verdade que estivesse ocorrendo um culto com a presença de público no templo da Igreja Universal do Reino de Deus localizado em Caruaru (PE). Todos os esclarecimentos serão prestados às autoridades. Desde o início do pandemia da covid-19, a Universal cumpre as recomendações do Ministério da Saúde e os protocolos locais, em todos os 8,7 mil templos da Igreja no país.”

Quase 200 estabelecimentos foram fiscalizados

No último final de semana, de 11 à 13 de junho, cerca de 200 estabelecimentos comerciais na Região Metropolitana do Recife, Agreste, Zona da Mata, Litoral Norte e Sul do estado, foram fiscalizados simultaneamente, além de receberem orientações das equipes do Procon-PE sobre o cumprimento das medidas preventivas contra o Covid-19.

Veja também:
>>>Vídeo: Deputado estadual ignora decreto do governo de PE, toma banho de mar em praia de Ipojuca e debocha de guarnição
>>>Garanhuns anuncia novo decreto sanitário que acompanha medidas do Governo do Estado