Avanço

Fernando de Noronha começa a vacinação contra Covid para público a partir dos 18 anos

Toda a população elegível na campanha contra a Covid-19 já pode tomar a vacina no arquipélago.

Jovens a partir dos 18 anos residentes na ilha de Fernando de Noronha começaram a ser imunizados contra a Covid-19 na manhã desta segunda-feira (14/06). Com isso, toda a população elegível para essa vacinação já pode se dirigir à quadra da Escola Arquipélago para tomar a primeira dose da vacina, da fabricante Astrazeneca/Fiocruz.

Com a adesão das pessoas e celeridade no processo, a expectativa é proteger a maior parte do público ainda nesta semana. Essa será a primeira localidade pernambucana a vacinar todos inclusos na campanha contra o novo coronavírus.

A jovem Roberta Gabriele, de 18 anos, foi uma das primeiras vacinadas nesta segunda na ilha, onde mora há 5 anos.

“É importante tomarmos a vacina para tentar voltar ao novo normal. Está complicada a situação que estamos vivendo, então é importante todo mundo se vacinar. Me sinto privilegiada em ser uma das primeiras a tomar a vacina”, disse.

Já a recepcionista Luiza Souza, 23, não escondia a alegria e emoção de estar elegível para tomar a primeira dose da vacina, exatamente um mês após perder um ente querido para a Covid-19.

“A questão da vacina é um pacto social. A gente não pode pensar só na gente. Você tem que pensar no próximo. A vacina é isso, mais uma chance de viver. Tomem vacina, gente”, destacou.

A vacinação de Fernando de Noronha foi acelerada desde a última sexta-feira (11/06), quando a Secretaria Estadual de Saúde (PE), por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), levou 1 mil doses de vacina ao arquipélago, que no mesmo dia passou a proteger os adultos a partir dos 40 anos. No sábado, foi possível baixar a idade para os 29. Em ambos os dias, mais de 700 pessoas foram imunizadas, de cerca de 2 mil que ainda faltavam se vacinar.

“Percebemos uma grande adesão da população, que atendeu o chamado e procurou o posto para tomar a primeira dosse. Isso nos deu a possibilidade de antecipar a faixa etária, iniciando a semana com a vacinação para todos os maiores de 18 anos”, explicou o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

A imunização segue na quadra da escola Arquipélago até a próxima quarta-feira (16/06). Após essa data, a vacina volta a ser aplicada na Unidade de Saúde da Família. Os moradores que estão fora da ilha poderão procurar o posto assim que retornarem para receber a primeira dose.

“Toda a equipe está empenhada em proteger toda a população de Noronha o mais rápido possível. Também estamos atentos para beneficiar em casa aqueles que têm algum problema de locomoção ou não possam, no momento, se dirigir ao ponto de vacinação. Se necessário, ainda faremos busca ativa de possíveis faltosos. Nossa missão é beneficiar todos a partir dos 18 anos e evitar novos casos da Covid-19 na ilha”, frisou o superintendente de Saúde de Noronha, Fernando Magalhães.

Fernando de Noronha começa a vacinação contra Covid para público a partir dos 18 anos
Fernando de Noronha começa a vacinação contra Covid para público a partir dos 18 anos. Foto: Divulgação

Ver mais:

>> Paulo Câmara garante que Fernando de Noronha será o primeiro local de PE com 100% da população imunizada

“Esse é um grande passo para que a ilha, que tem como principal atividade econômica o turismo, possa voltar ao normal. Esperamos finalizar as primeiras doses em todos os elegíveis ainda nesta semana. Mas reforçamos que todos precisam continuar usando máscara, fazendo a higienização das mãos e, em três meses, voltem para a segunda dose e, com isso, concluam o esquema vacinal preconizado”, ratificou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Da redação do Portal com informação do Governo de Pernambuco

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal