Pernambuco

Bares e restaurantes podem abrir nos fins de semana e igrejas e templos religiosos voltam a receber fiéis; veja os horários

Bares e restaurantes podem abrir nos fins de semana e igrejas e templos religiosos voltam a receber fiéis após flexibilização do Plano de Convivência com a Covid-19, divulgada pelo Governo de Pernambuco na última quinta-feira, 10 de junho. A partir desta segunda-feira, 14 de junho, entra em vigor o novo decreto.

Contudo, a liberação segue apenas para algumas regiões de Pernambuco. Os serviços de alimentação, como restaurantes, bares e lanchonetes poderão abrir aos fins de semana a partir de 19 de junho, exceto nas cidades do Sertão do Pajeú e Sertão do Moxotó.

É necessário atenção quanto a capacidade que prevê 50% apenas a ser liberado nos estabelecimentos. 

Os serviços de delivery, drive thru e pontos de coleta podem funcionar depois do horário permitido para receber clientes. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), os estabelecimentos podem abrir de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h ou das 10h às 18h.

Atividades religiosas

As igrejas e demais templos religiosos também foram beneficiadas com a atualização do Plano de Convivência com a Covid-19 e poderão voltar a receber fiéis aos finais de semana no Grande Recife.

O protocolo prevê restrição de capacidade de 30% dos templos, com limite máximo de 100 pessoas. A liberação vale a partir do fim de semana de 19 e 20 de junho. Segundo os protocolos, as igrejas e templos podem abrir no Grande Recife de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 18h. 

Leia também:
>>> Pernambuco: banho de mar, parques, praças e academias de ginástica liberados nos finais de semana; saiba mais

Entenda

O Governo de Pernambuco informou, na última quinta-feira, 10 de junho, que as Macrorregiões 1 e 2, que contemplam a Região Metropolitana (RMR), Zona da Mata e Agreste, voltarão a avançar no Plano de Convivência com a Covid-19. Nas duas primeiras, o comércio de varejo e serviços poderá funcionar nos finais de semana dos dias 19 e 20 e 26 e 27, com horário reduzido. O Agreste, que estava com medidas restritivas mais severas, retomará suas atividades também nos dias de semana.

Já as 35 cidades da Macrorregião 3, no Sertão, onde houve aumento na solicitação de leitos de UTI, entrarão em quarentena rígida a partir desta segunda-feira, 14 de junho.

Até o dia 20 de junho, nos municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) VI, X e XI – com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente – só poderão funcionar, diariamente, as atividades permitidas no decreto. A Macrorregião 4, no Vale do São Francisco e Araripe, segue no esquema atual.