Consequências

Motociata: Governo de Doria multa Bolsonaro, três ministros, cinco deputados federais e um estadual por não uso de máscara

A Motociata favor do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), teve um saldo de 10 infrações imposta pela Vigilância Sanitária em mais de R$ 500 cada por falta da máscara, obrigatória para prevenir o coronavírus no estado de São Paulo, no último sábado, 12 de junho.

Além de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), três ministros e outros cinco deputados foram multados por equipes de saúde e segurança pública de São Paulo por não usarem máscara durante um passeio com motociclistas realizado na capital paulista.

Pela manhã, o presidente Bolsonaro, o filho Eduardo, e ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, foram multados. À tarde, foi a vez de Ricardo Salles, do Meio Ambiente, Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, e os deputados federais Carla Zambelli, Cezinha de Madureira, Coronel Tadeu e Hélio Lopes, além do deputado estadual Gil Diniz.

Ministro Marcos Pontes e presidente Bolsonaro, durante motociata em São Paulo.
Ministro Marcos Pontes e presidente Bolsonaro, durante motociata em São Paulo. Foto: Isac Nóbrega/PR

Cada um deles foi multado em R$ 552,71 por desrespeito a um decreto estadual que obriga o uso da máscara para prevenir a propagação do coronavírus.

Segundo o governo do estado, os dez receberam um auto de infração aplicando a multa e apontando a “necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias internacionais, como uso de máscara e distanciamento social”.

O uso de máscaras é obrigatório no estado de São Paulo desde maio de 2020, conforme um decreto estadual e uma resolução da secretaria da Saúde.

Leia também:
Vídeo: Bolsonaro faz referência bíblica em motociata histórica e diz “Onde vocês estiverem, eu estarei no meio de vocês”

Bolsonaro esteve na motociata após participar da cerimônia de entrega de boinas aos estudantes do Colégio Militar de São Paulo. Ao chegar à concentração, foi recebido com gritos de “mito” e posou para fotos com os participantes.

Durante discurso o presidente agradeceu a presença de todos e chegou a declarar o que seguinte: “Onde vocês estiverem, eu estarei no meio de vocês” . Confira o vídeo.