Eleições 2022

Pesquisa mostra Bolsonaro na frente de Lula no 1º turno; petista teve queda em vantagem no 2º turno

Pesquisa PoderData feita nesta semana (7-9.jun.2021) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) seguem em empate técnico para o 1º turno das eleições de 2022. O atual comandante do Planalto marca 33% no levantamento, contra 31% do petista. A diferença entre os 2 fica dentro da margem de erro do estudo, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O percentual dos 2 oscilou dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior, feita um mês antes.

O eleitorado permanece dividido em uma “regra dos terços”: 1/3 está com o atual presidente, 1/3 apoia seu opositor mais expressivo e 1/3 flutua entre os demais candidatos, diz-se indeciso ou pretende votar em branco ou nulo.

Dentre os demais nomes, o pedetista Ciro Gomes (PDT) teve alta de 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro, em relação ao levantamento de maio. Concentra 10% das intenções de voto e consolida-se em 3º lugar.

É a 1ª vez que um candidato da chamada “3ª via” desponta entre os demais. Logo atrás vêm Luciano Huck (4%), Luiz Mandetta (4%), João Doria (3%) e João Amoêdo (3%).

Pesquisa
Pesquisa PoderData das Eleições 2022. Imagem: PoderData

A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Os cenários testados agora devem ser tomados como uma radiografia do momento.

Esta pesquisa foi realizada no período de 7 a 9 de junho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 522 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Leia mais: 
>>> Bolsonaro x Lula: confira os resultados das pesquisas por cada região do Brasil

Destaques Demográficos

O gráfico a seguir estratifica o voto de cada entrevistado. O Poder360 destaca:

  • Sexo – Bolsonaro tem 45% das intenções de voto entre homens; e 23% entre mulheres;
  • Região – no Nordeste, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro diminuiu para 5 pontos percentuais (41% a 36%);
  • Escolaridade – Lula tem 38% entre os que cursaram ensino superior; Bolsonaro, 26%;
  • Renda – 42% dos desempregados ou sem renda fixa votariam em Lula; 33%, em Bolsonaro.
Bolsonaro
Pesquisa por demografia. Imagem: PoderData

Lula, Huck e Ciro ganha o 2° turno

O atual presidente perderia em 3 dos cenários testados pelo PoderData: com Lula (48% X 37%), com Luciano Huck (45% X 35%) e com Ciro Gomes (44% X 36%). Com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a situação é de empate técnico, com ambos marcando 39%.

Já Lula ganharia de Huck (45% X 24%) e Ciro (42% X 22%).

Bolsonaro
Pesquisa 2° Turno. Imagem: PoderData

Poder 360