Adiamento

Oposição suspende instalação de CPI da Covid na Câmara do Recife por decisão unânime da bancada

Nas redes sociais o líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Renato Antunes (PSC), divulgou que por “decisão unânime” os parlamentares da bancada, que estiveram reunidos na última sexta-feira, 4 de maio, decidiram que entrarão com um pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o objetivo de investigar os gastos da gestão durante o enfrentamento ao Covid-19, mas devem aguardar passar o “momento mais crítico da pandemia” para poder “iniciar a tramitação” na Câmara. 

“Vamos protocolar o pedido para instalação da CPI DO COVID NO RECIFE. Após este momento mais crítico da pandemia, vamos iniciar a tramitação, no plenário da Câmara Municipal”, escreveu Antunes no Twitter. 

Renato Antunes esclareceu ainda que foi uma decisão tomada em grupo, com a concordância de todos os vereadores que compõem a bancada de oposição na Câmara. 

“A decisão foi unânime, todos os vereadores presentes entendem que estamos em um momento crítico, as taxas estão em crescente e que hoje, nossas forças devem ser concentradas para imunização da nossa população”.

Confira a publicação: 

Não é a primeira vez que a oposição na Câmara do Recife tenta instalar uma CPI para investigar a Prefeitura do Recife sobre os gastos da gestão durante a pandemia. Há exatamente 1 ano o ex-vereador Jayme Asfora (Cidadania) teve seu pedido arquivado por não conseguir a quantidade mínima de votos para a instalação da Comissão, que é de pelo menos 13 vereadores na Casa de José Mariano.

Veja também:
>>>Saiba quais vereadores votaram favorável à CPI das compras da Prefeitura do Recife

CPI da merenda

Já em 2019 a expectativa foi pela abertura de uma CPI com o objetivo é investigar  supostas irregularidades no fornecimento de merenda nas escolas municipais. Na época, o autor da proposta, vereador Renato Antunes, esperava contar com a sensibilidade dos demais vereadores para que a Comissão fosse instaurada.

“O que está em jogo é a vida de milhares crianças da cidade. Não é um assunto que deve ser tratado no âmbito de base ou oposição, mas de prioridade. Espero a sensibilidade de todos os vereadores para darmos uma resposta efetiva, aos alunos da rede municipal de ensino”, comentou Renato.