Cobrança

Em Camaragibe, população sofre com rua sem asfalto: 'cadê a prefeitura? Só vem atrás da gente quando precisa de voto', diz moradora

Em Camaragibe, moradores sofrem com rua sem asfalto e saneamento básico e cobram providência da prefeitura da cidade

Em Camaragibe, as comunidades de São João e São Paulo, no bairro de Alberta Maia, sofrem com a precariedade de algumas ruas que não possuem asfalto e saneamento básico.

Moradores da rua São José da Laje, por exemplo, gravaram um vídeo mostrando a dificuldade em realizar o socorro de um cadeirante que precisou de atendimento médico de urgência e foi amparado por vizinhos e familiares, uma vez que ambulância e nenhum outro veículo consegue entrar no local que apresenta enormes crateras.

“Olha a situação para socorrer uma pessoa aqui na rua de casa. Isso é uma vergonha! Cadê a prefeitura de Camaragibe? Só vêm atrás da gente quando precisa de voto”, diz a moradora em tom de desabafo.

Além disso, a rua não tem saneamento básico e o esgoto escorre a céu aberto, atraindo insetos e ratos, com um grande mau cheiro.

Assista o vídeo na íntegra:

Leia também:
>>> TCE julga ilegais 63 contratações da Prefeitura de Camaragibe

Os moradores, na ocasião, reclamaram além da falta de asfalto no local, o que, durante o verão, faziam com que sofressem com a poeira, e, no inverno, com o lamaçal que se espalha por todo o canto. 

Rua São José da Laje no bairro de Alberto Maia, em Camaragibe
Rua São José da Laje no bairro de Alberto Maia, em Camaragibe.

Vários vídeos retratando a situação da rua em dias de chuvas circulam pelas redes sociais. A população diz que até o momento, nada foi feito por parte da prefeitura para minimizar o problema.

Em reportagem exibida na TV Globo no última sexta-feira, dia 4 de junho, uma moradora diz que ser muito difícil viver nessa situação.

“Em época de campanha sempre aparece alguém, mas até o momento, nada foi feito. Faz vinte um anos que eu moro aqui e gente mais antiga do que eu e continuam sofrendo”, relatou outra moradora durante entrevista.

Alguns moradores chegaram a dizer que já procuraram a prefeitura de Camaragibe em 2020 solicitando uma vistoria e afirmaram que a mesma situação em que se encontra a rua São Jose da Laje, se encontra a Estrada dos Coronéis, rua do Livramento e tantas outras.

O que diz a prefeitura?

O Portal entrou em contato via e-mail com a assessoria de comunicação da prefeitura de Camaragibe para saber se deseja emitir esclarecimento sobre o ocorrido e às 09:43 desta terça-feira, 8 de junho de 2021, nos respondeu que há um processo licitatório de projetos em andamento para pavimentação e drenagem, porém, não apresentou datas e a população vai continuar na mesma situação até que seja iniciada a obra. 

A Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, informa que a Rua São José da Laje e mais 23 ruas do município serão contempladas em um processo licitatório que está em andamento para a elaboração de projetos de pavimentação e drenagem. A licitação em face já está na fase de qualificação técnica. Informamos, ainda, que em cerca de apenas um ano a Prefeitura Municipal já executou o calçamento de 12 ruas com paralelo; o recapeamento asfáltico de sete ruas; 10.672 m² de tapa buraco em PMF; e 4.297 m² de tapa buraco em paralelo, além do recapeamento asfáltico de mais de 15.000 m² de vias.