Afrodescendente

Daniel Coelho propõe derrubada de portaria que retirou proteção ambiental de áreas quilombolas

O vice líder do Cidadania na Câmara, deputado Daniel Coelho (PE), protocolou na tarde desta quarta-feira (2) um projeto de decreto legislativo para sustar portaria da Fundação Palmares que revogou a norma que regulava procedimentos em processos de licenciamento ambiental em obras com impacto em comunidades quilombolas.

Órgão do Governo Federal, a Palmares editou o ato que deverá prejudicar profundamente as áreas remanescentes das populações afro- descentes.

Antes da decisão da Fundação, a legislação previa participação efetiva dos quilombolas no processo de licenciamento de obras ou empreendimentos capazes de gerar impactos socioambientais, econômicos e culturais nas comunidades.

Leia Também:  Deputado Daniel Coelho reforça pedido de CPI, após declarações de delegado contra Ricardo Salles

Para Daniel Coelho, a norma do Governo é absurda.

“O Brasil vive mais um episódio da boiada que quer passar, destruindo a nossa lei de proteção ambiental. Essa medida do governo de fazer tais alterações, sem debater com a sociedade, com as comunidades quilombolas e com o Congresso Nacional é um verdadeiro absurdo”, justificou o autor da proposta.

O projeto de Decreto Legislativo é instrumento de que dispõe o parlamento para sustar atos do Executivo que exorbitem do poder de regulamentação.