Presença

Hospital Municipal de Gravatá recebe visita do ministro da Saúde Marcelo Queiroga que elogia instalações da UTI

O Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa foi o local em que o prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, e integrantes da gestão municipal, receberam os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado Neto, na noite do sábado (29).

Marcaram presença, também, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, além dos vereadores Nego Suíno e Zé da Saúde.

A visita, que aconteceu no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa, foi necessária para acompanhar como está o abastecimento de oxigênio em municípios do Agreste, incluindo Gravatá. 

O ministro Marcelo Queiroga destacou que “nós temos que trabalhar juntos, como é a filosofia do Sistema Único de Saúde para trazer políticas públicas que sejam resposta para nossa sociedade. Por isso que o Governo Federal tem apoiado estados e municípios, seja com os insumos estratégicos, com equipamentos, como é o caso dos respiradores, e agora anunciamos aqui para o estado de Pernambuco os concentradores de oxigênio, que são muito importantes para ter um suplemento da política de distribuição de oxigênio para o estado. Por determinação do presidente Bolsonaro, o Ministério da Saúde atua em parceria com outros ministérios, aqui no caso representado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que tem nos acompanhado por ser um pernambucano e está fortemente interessado na resolução dessa situação. A hora é de união, pois só há um inimigo que é o vírus e aí só conseguimos sucesso se atuarmos de maneira harmônica”. 

O ministro da Saúde explicou porque incluiu Gravatá nas visitas. “Estou visitando Gravatá hoje pela primeira vez como ministro para trazer algumas soluções que possam ajudar o povo da cidade. A prova clara é que hoje estamos aqui, às 23h de um sábado, todos juntos Governo Federal, o Governo do Estado de Pernambuco, o Governo Municipal de Gravatá, todos juntos porque é hora de olhar para frente e de trazer um pouco de conforto pra sociedade brasileira, vamos em frente vencer a pandemia da COVID-19”. 

Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa de Gravatá
Hospital Municipal de Gravatá recebe visita dos ministro da Saúde Marcelo Queiroga que elogia instalações da UTI.
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)

O prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, fez um balanço da visita dos ministros à cidade. “Uma presença muito necessária, até porque no estado de Pernambuco a região Agreste está vivendo um momento muito difícil, muito preocupante, e quando hoje, em Gravatá, temos a presença do ministro da Saúde, da secretaria de Saúde o Estado, da nossa secretaria Municipal, nós entendemos que só através de uma força-tarefa, ou seja, a união de todos os governos, contando com a colaboração da população, que é de fundamental importância, estaremos buscando os meios para vencer nosso inimigo comum que é o vírus”.

Leia também:
>>> Ministro da Saúde Marcelo Queiroga visita Gravatá, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe neste fim de semana

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou o crescimento de Gravatá nesta área. “Gravatá passou a ter um destaque maior com essa nova administração, na medida em que fez investimentos robustos na saúde. Com apoio do Governo do Estado, apoio também do Governo Federal, Gravatá monta seus primeiros leitos de UTI, que está sendo visitada neste momento, e isso dá suporte maior para a população da cidade, ajuda a região do Agreste, que está passando por um momento de muita dificuldade e a estrutura que a cidade montou para assistência a COVID-19 tem sido muito importante”, destaca durante visita ao hospital.

O secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, ladeado pelos secretários executivos da pasta, Frailan Mota e Maria da Saúde, entregou nas mãos do ministro, Marcelo Queiroga, uma solicitação de aquisição de tomógrafo para poder atender a demanda do hospital, o que vai fortalecer o Sistema Único de Saúde.

“Eu entreguei o documento solicitando esse aparelho para Gravatá, que vai atender também a nossa região. Nós sabemos que na cidade tem 84.000 pessoas que moram aqui, mas nós sabemos que tem em média 180.000 pessoas que é um número flutuante, ou seja, que vem em vários períodos do ano, e temos dois milhões de pessoas na região. Para atender toda essa demanda, dispomos apenas de um tomógrafo. Aproveito para dizer que eu avalio essa visita do ministro da Saúde muito positiva, até porque o ministro vai sensibilizar vendo tudo de perto. Ele visitou a nossa UTI e ficou muito impressionado como tudo está funcionando bem aqui em Gravatá”.

O vice-prefeito, Júnior Darita, pontuou que “Gravatá ficou honrado, pois pela primeira vez recebeu dois ministros de estado ao mesmo tempo, que vieram em um momento crucial na saúde. O Agreste está praticamente em colapso, ventila essa possibilidade de dificuldade com oxigênio, e ele veio aqui nos tranquilizar. Aproveitamos também para mostrarmos o trabalho que está sendo feito aqui e queremos ele como parceiro. Além disso, tivemos a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, e parabenizo o nosso prefeito que, pela primeira vez, trouxe pra cá o ministro da Saúde para dentro do nosso hospital, para lutar conosco contra esse mal da pandemia. Aproveito para parabenizar também os profissionais da saúde de Gravatá, do mais humilde servidor até os heróis do SAMU, por exemplo, através do coordenador Osmir Alves, e são esses heróis que nós temos que cultuar. Porque esse é o verdadeiro compromisso com as pessoas”. 

Da redação do Portal com informações do Prefeitura de Gravatá