Alfinetada

CPI da Covid: Senador exibe número de recuperados para atacar o relator Renan Calheiros

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) trocou a placa de identificação com seu nome na CPI da Covid por outra maior com o número de recuperados da doença durante a pandemia no Brasil.

Heinze exibiu os dados do Ministério da Saúde, registrando “14.733.987 vidas salvas”, durante a sessão desta quinta-feira (27).

A atitude do parlamentar é uma resposta ao relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), que, no início da comissão, substituiu a placa com o seu nome por outra com o número de brasileiros vítimas da doença.

Ver mais:

>> Omar Aziz: “Se Pazuello mentir de novo na CPI, sairá algemado”

Xingamento na CPI da Covid

O presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), xingou a mãe do senador Marcos Rogério (DEM-RO) depois de o governista questionar sua forma de conduzir a sessão da última quinta-feira, 27 de maio, marcada pelo depoimento do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. A discussão começou quando Rogério disse ao presidente do colegiado para conter sua “sanha” contra o governo federal. Aziz pediu respeito, afastou o microfone e falou: “Sanha é sua mãe”.

Na origem da altercação está a interpretação dos senadores sobre um trecho do documentário “A corrida das vacinas”, do Globoplay, exibido a pedido do rondoniense durante o tempo reservado para suas perguntas a Dimas Covas. O trecho reproduz um áudio vazado de uma reunião do diretor do Butantan com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em novembro de 2020. 

Na gravação, o tucano cobra que Dimas Covas pressione uma pessoa a quem se refere como “chinês” para a obtenção de vacinas contra o novo coronavírus. Doria sustenta que estaria, à época, perdendo capital político pela exposição pública a que se submetia e diz que exibir um exemplar da Coronavac em solo brasileiro causaria um impacto institucional “irresistível”.