Abastecimento

Ministério da Saúde recebe quase 6 milhões de doses da vacina AstraZeneca neste sábado (29)

O Ministério da Saúde receberá mais 5,9 milhões de doses da vacina Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão é de que os imunizantes cheguem ao Centro de Distribuição da pasta, em Guarulhos (SP), neste sábado, 29 de maio.

Dessa remessa, 453,2 mil doses foram entregues diretamente ao estado do Rio de Janeiro na sexta-feira, 28 de maio.

O lote será enviado para todos os estados e Distrito Federal nos próximos dias. A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da vacina da Fiocruz, o intervalo entre as doses é de 12 semanas.

Com essa remessa, mais de 46 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz já terão sido entregues ao ministério. Desde o início da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, foram destinados mais de 96,5 milhões de doses de imunizantes dos laboratórios contratados para todo o País.

Leia mais:
>>> Brasil recebe mais de 629 mil doses Pfizer; outras cidades da RMR além de Recife, Olinda e Jaboatão já podem aplicar vacina

Pernambuco

Um novo lote de imunizantes da Pfizer/BioNTech chegou ao Estado de Pernambuco na última quarta-feira, 26 de maio. O voo, com 24.570 doses do imunizante contra a Covid-19, aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 15h20.

Em seguida, a carga foi enviada para a sede do Programa Estadual de Imunizações. As vacinas serão destinadas para dar seguimento à imunização das gestantes e puérperas do Estado.

A logística de distribuição para as 12 sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) foi iniciada na última quinta-feira, 27 de maio. Com a descentralização do acesso às vacinas da Pfizer, anunciado de forma pioneira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no dia 18 de maio, todos os municípios receberão doses para beneficiar a população de gestantes e mulheres que tiveram seus bebês nos últimos 45 dias.