Pernambuco

Forças de Segurança Pública reforçam fiscalização em fim de semana de quarentena

As forças operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) estarão reforçado, neste fim de semana, (29 e 30 de maio) para garantir o cumprimento da quarentena em 59 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.

Praias e calçadões estarão interditados para o público. Também está proibido o atendimento presencial em serviços, bares e restaurantes, de acordo com Decreto Estadual Nº 50.752, do Governo de Pernambuco.

Durante este sábado e o domingo, 29 e 30 de maio, policiais militares e civis, além dos bombeiros militares, fiscalizam e orientam a população, para evitar aglomerações e a abertura de serviços proibidos no período. No Agreste, a quarentena iniciou-se quarta-feira, 26 de maio, em 65 municípios e prossegue todos os dias da semana até 6 de junho.

Mais de 5 mil profissionais da segurança pública de Pernambuco estão envolvidos na operação.

“Nesses dois dias de operação, já efetuamos mais de 7 mil fiscalizações e tivemos 8 pessoas conduzidas a delegacias, em razão de descumprirem as mediddas sanitárias. Orientamos milhares de pessoas nas ruas de 65 municípios do Agreste e, agora, também precisamos da colaboração das pessoas da Região Metropolitana e da Zona da Mata. Quem souber de irregularidades, como festas clandestinas, deve denunciar ao telefone 190 ou procurar uma delegacia próxima. Lembramos, ainda, que o acesso às praias e aos calçadões estará fechado para qualquer tipo de atividade, seja prática esportiva, lazer ou comércio. É fundamental o apoio dos cidadãos neste momento, para que consigamos reduzir o nível de transmissão da Covid aqui no Estado”, ressalta o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

No fim de semana, na RMR e na Zona da Mata, está vedado o funcionamento de forma presencial de atividades econômicas e sociais, entre elas praias, calçadões e parques; escolas e univesidades públicas e privadas; shoppings e galerias comerciais; clubes sociais, esportivos e agremiações; escritórios comerciais e de prestação de serviços; ciclofaixas destinadas ao lazer; competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer.

O Decreto Nº 50.752, publicado no Diário Oficial do Estado de 25 de maio, prevê exceções, como supermercados, farmácias, hospitais e seviços de água, gás e combustível, entre outros.

Forças
Forças de Segurança Pública reforçam fiscalização em fim de semana de quarentena. Foto: Divulgação

Leia mais:
>>> Bolsonaro aciona STF para impedir decreto de Paulo Câmara com medidas restritivas e de mais dois governadores, durante a pandemia

Balanço da Operação Quarentena

Da quarta à quinta-feira, 26 e 27 de maio, a Operação Quarentena no Agreste teve 7.826 fiscalizações. Oito pessoas tiveram de ser conduzidas a delegacias de Polícia Civil, por descumprirem o Decreto Estadual Nº 50.752, que estabelece quarentena rígida em 65 municípios do Agreste.

O crime de infração sanitária, previsto pelo artigo 268 do Código Penal, prevê detenção de 1 mês a 1 ano, além de multa.

O reforço na segurança pública durante a Operação Quarentena envolve 5.089 postos extra de trabalho para policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, além de servidores da Corregedoria Geral da SDS e da própria Secretaria de Defesa Social, atuando no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que comanda as ações da segurança no período.