Parceria

Acordo entre Consórcio Nordeste e Unicef vai ampliar apoio à infância

Nesta quinta-feira (27), o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, assinaram acordo de cooperação para apoio do Unicef ao Consórcio e aos nove estados nordestinos para fortalecimento de políticas públicas para beneficiar meninos e meninas da região.

O Unicef que atua em 190 países, desenvolve ações em alguns dos lugares mais difíceis do planeta para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo.

A parceria com o Consórcio Nordeste envolve colaboração mútua para a implementação de iniciativas do Unicef já existentes, a exemplo do desenvolvimento de caminhos para a educação na pandemia e pós-pandemia. Essas ações incluem a reabertura segura das escolas, implementação de estratégias que favorecem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade com foco no acesso ao mercado de trabalho e apoio técnico para a proteção social, além de monitoramento e análise de indicadores relacionados à população de até 18 anos.

Leia Também: Ministério da Saúde recebe quase 6 milhões de doses da vacina AstraZeneca neste sábado (29)

Uma primeira ação conjunta já deve acontecer em junho, com a mobilização de mais de 1.500 municípios para participar da nova edição do Selo Unicef.

“O Unicef já trabalha com os governos do Nordeste em muitas frentes, como saúde, educação, desenvolvimento infantil e proteção. Este acordo traz a oportunidade de estender essa colaboração para o nível regional e ir além, alcançando mais meninas e meninos, sobretudo, aqueles que mais precisam e fortalecer o apoio para eles”, disse Bauer.

Consórcio Nordeste
Florence Bauer destaca que a Unicef já trabalha junto com os governos da região em várias frentes. Foto: Consórcio Nordeste

O governador Wellington Dias enfatiza a importância da parceria com o Unicef para os estados da região.

“Assinamos pelo Consórcio Nordeste, o compromisso Nordeste com crianças e adolescentes, compromisso do cuidado com o selo Unicef integrado com os municípios e um trabalho para que possamos até 31 de dezembro de 2022 alcançarmos as condições de apoio à família, na educação com a busca ativa, com o observatório de acompanhamento, com cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Enfim, essa proteção integral que já deu resultado no Nordeste, e agora com esse novo plano esperamos resultados ainda melhores”, disse Dias.

Parceria consolidada

O Unicef tem apoiado os municípios e estados no planejamento e desenvolvimento de ações para a educação durante a pandemia e pós-pandemia, adaptando suas estratégias de Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar para o atual momento.

“Mais do que nunca é importante ir atrás de cada menina e menino que estão fora da escola e garantir a manutenção do vínculo escolar”, diz Florence Bauer.

Outra iniciativa prioritária é o “Um Milhão de Oportunidades”, a partir de uma articulação nacional, apoia o acesso à educação, formação e trabalho decente para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a colaboração prevê o apoio na estruturação de um Observatório das Infâncias Nordestinas, com o intuito de reunir indicadores, análises e um banco de boas práticas de políticas públicas para a infância e adolescência a fim de fortalecer estratégias que contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Fonte: Assessoria do Consórcio Nordeste/PT