Saúde

Recife inicia vacinação contra covid-19 de todas as pessoas com 59 anos, trabalhadores da educação e do transporte público

A Prefeitura do Recife vai começar a vacinar, a partir desta sexta-feira (28), todos os trabalhadores da educação básica, do nível técnico e do nível superior, os trabalhadores rodoviários, metroviários, aeroviários e portuários, além da população em geral com 59 anos.

O agendamento começa já nesta quinta (27), a partir das 20h, através do Conecta Recife. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos após o Governo do Estado pactuar o avanço da imunização nos municípios de Pernambuco.

“A partir das 20h de hoje, estará disponível no Conecta Recife o agendamento para as pessoas com 59 anos de idade; todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação da nossa cidade, seja da educação básica, do ensino técnico ou do ensino superior; assim como os aeroviários, os metroviários, os rodoviários e os trabalhadores portuários. Todos que pertencem a estes últimos grupos devem entrar em contato com as instituições que atuam para pegar o formato correto dos documentos para anexar no Conecta Recife. A Prefeitura está entrando em contato com estas instituições para passar o modelo a cada uma delas”, orientou João Campos.

O prefeito salientou que a imunização inicia nesta sexta-feira (28) para os novos grupos.

“O agendamento começa hoje às 20h, e a vacinação já começa a partir de amanhã. Também estamos estruturando os demais grupos do PNO (Plano Nacional de Operacionalização) para amanhã fazer um novo anúncio, com novas aberturas. O Recife não vai medir esforços para garantir que todos e todas possam se vacinar com segurança e com velocidade”, garantiu o gestor.

Conforme anunciado, estarão aptas ao agendamento as pessoas a partir de 59 anos residentes no Recife; também os trabalhadores e trabalhadoras de unidades da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA), Técnico e Superior da capital pernambucana; além de trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros, metroviário, ferroviário e aquaviário residentes na cidade.

“Ampliar a vacinação para todos os grupos prioritários é um avanço importante para que haja diminuição na circulação do novo coronavírus. A imunização da população é o principal caminho para que possamos vencer a pandemia, mas é fundamental que, mesmo aquelas pessoas já imunizadas, continuem respeitando as medidas de proteção, como o uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social”, ressalta a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, selecionando o grupo ao qual pertence. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. A lista dos documentos específicos que devem ser apresentados por cada grupo prioritário estará disponível na mesma plataforma.

Leia também:
>>>Campanha Recife Solidário entrega cestas básicas

PONTOS DE VACINAÇÃO

Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife