Oportunidade

Prefeitura do Recife abre inscrições para concurso Recife Incluído; veja como participar

Dedicado a jovens recifenses de 18 a 29 anos, sem experiência prévia no audiovisual, concurso se destina à realização de 10 curtas-metragens.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia nesta quarta-feira (26) as inscrições para o concurso Recife Incluído, que prevê a realização de 10 curtas-metragens, com roteiros criados a partir de histórias escritas por autores iniciantes, das seis Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, para revelar novos talentos e olhares para o celebrado mercado de audiovisual pernambucano.

O público-alvo são jovens, de 18 a 29 anos de idade e moradores do Recife, sem experiência na área, a quem serão oferecidas, além da oportunidade de execução do projeto originado no seu argumento, a possibilidade de participação em oficinas, com atividades de iniciação no audiovisual e acompanhamento do trabalho de produção.

As inscrições serão realizadas em duas etapas: pré-inscrição e validação de candidatura. A primeira etapa, que se inicia hoje e encerra no próximo dia 16 de junho, será de envio de conteúdo e preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br) – que pode ser acessado também no link: //forms.gle/VhZXQRZQvYYkzTsFA.

Nesta etapa, os candidatos deverão apresentar histórias, com, no máximo, 800 palavras, que tenham vínculo com a cidade do Recife, para serem transformadas em filmes curtas-metragens na categoria documentário, com duração de 10 (dez) a 30 (trinta) minutos (incluindo créditos), que serão rodados por produtoras profissionais, com larga experiência de mercado, já selecionadas em pregão eletrônico realizado pela Prefeitura do Recife no último dia 17 de maio.

Serão selecionadas: duas histórias que contemplem a cultura da inclusão de Pessoa com Deficiência (PcD); quatro histórias que contemplem acervo e/ou equipamento (espaço) cultural do Recife; e outras quatro histórias que contemplem algum elemento e/ou personagem da cultura imaterial do Recife.

Ver mais:

>> Prefeitura do Recife recebe doação de 50 mil cestas básicas da Igreja Mórmon

Inclusão

Para assegurar que a inclusão que batiza o projeto se confirme em todas as suas etapas, será produzido um vídeo de divulgação do Recife Incluído com tradução para Libras, informando sobre o início das inscrições. Além disso, o edital ganhará versão em braile, que será distribuída em entidades e associações destinadas à pessoa cega.

Candidatos com deficiência visual, auditiva ou com dificuldade de escrita poderão realizar as inscrições por meio do envio de arquivos de áudio ou vídeo, que deverão ser encaminhados para o e-mail [email protected].

Aos candidatos com dificuldade para realizar a inscrição virtual, será assegurado atendimento presencial, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, Casa 39, Bairro de São José, com horário marcado, em cumprimento às regras sanitárias vigentes. Agendamentos podem ser feitos pelos telefones: 3224-3674 | 3224-3660 (dúvidas sobre o edital também podem ser esclarecidas através desses contatos).

O resultado da pré-inscrição será divulgado no dia 26 de junho. A segunda etapa, que inicia no dia 27 de junho, será de habilitação documental, a partir do envio da documentação exigida no edital para o e-mail: [email protected].

A avaliação dos projetos será realizada também em duas etapas: uma artística e uma documental, conduzidas por comissões distintas, formadas pela Fundação de Cultura, com representação do poder público municipal e da classe artística.

Serão considerados prioritários, na análise das propostas e candidaturas, além do mérito artístico e originalidade, aspectos como faixa de renda familiar, grau de vulnerabilidade social do bairro de origem e formação educativa em escola da rede pública – concluída ou em curso. O Recife Incluído tem seu foco principal na juventude que reside em áreas da periferia do Recife.

A divulgação das 10 histórias selecionadas (com seus respectivos autores), no Diário Oficial do Município, está programada para o dia 13 de julho. As datas do edital poderão sofrer alterações, em função da pandemia.

Sobre o concurso Recife Incluído

Executado com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar, o projeto Recife Incluído tem orçamento de aproximadamente R$ 1 milhão, a ser repassado ao poder público municipal pelo Ministério do Turismo.

O objetivo é estimular a produção audiovisual também na periferia do Recife, incentivando a formação e revelação de novos talentos, em um ambiente de criação e realização onde a cidade já se destaca, com projeção nacional e internacional.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal