Imunização

Recife amplia vacinação para pessoas com deficiência, doenças raras e com espectro autista 

Prefeito João Campos anunciou o agendamento desses novos grupos para às 20h da segunda-feira (24) e o início da vacinação na terça (25).

A vacinação contra a covid-19 continua chegando a outros grupos prioritários no Recife. Na segunda-feira (24), o prefeito João Campos anunciou a abertura do agendamento da imunização para pessoas com deficiência permanente física, intelectual ou sensorial (visual ou auditiva); pessoas com doenças raras e pessoas com espectro autista com 18 anos ou mais. Os novos públicos poderão agendar o atendimento a partir das 20h desta segunda e a vacinação inicia já nesta terça (25).

“A partir das 20h estará disponível na plataforma do Conecta Recife o agendamento para um novo grupo. As pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e pessoas com doenças raras, com 18 anos ou mais, poderão fazer o agendamento e a vacinação começa nesta terça (25)”, informou João Campos. O prefeito explicou que o processo recebeu adaptações para melhor atender os novos públicos. “Nós preparamos a vacinação acessível. O Geraldão e no Centro de Vacinação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) terão tradutores de libras e pessoas da nossa equipe treinadas para fazer a recepção das pessoas cegas”, acrescentou.

João Campos ainda apelou para a solidariedade da população.

“Se você conhece alguém com alguma deficiência, transtorno do espectro autista ou doença rara, ajude essa pessoa a fazer o agendamento. Lembrando que no ato do agendamento é preciso anexar um documento que comprove a deficiência, que deverá ser levado no dia da vacinação. Isso tudo está no Conecta Recife”, finalizou.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, selecionando o grupo ao qual pertence. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

Serão aceitos, como documento comprobatório: laudo médico que indique a doença/deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência. Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. É necessário apresentar o documento original e levar uma cópia, que ficará retida no local.

Este grupo inclui pessoas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, como amputação, paraplegia, tetraplegia, ostomia, nanismo etc; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc.

Leia também:
>>>Paulo Câmara determina nova quarentena no Grande Recife e Agreste; veja as cidades e o período

Em relação às doenças raras, citam-se aquelas que causam imunossupressão como síndrome de Cushing, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Chron, imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos; doenças que causam comprometimento pulmonar crônico como a fibrose cística; doenças que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington; e outras doenças raras como anemia falciforme e talassemia maior.

Pontos de vacinção

Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal