Posicionamento

Dom Fernando emite comunicado ao clero sobre funcionamento das igrejas católicas após novas restrições

Arcebispo de Olinda e Recife orientou como párocos e administradores paroquiais devem proceder no período de 26 de maio a 06 de junho,

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, emitiu um comunicado ao clero, nesta terça-feira, 25 de maio, sobre o funcionamento das igrejas católicas após as novas restrições apresentadas pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Na nota, Dom Fernando ressalta o novo decreto do governo do Estado que ocorre devido o agravamento da pandemia em Pernambuco.

O Portal de Prefeitura teve acesso ao posicionamento do bispo para com o clero onde se dirige exclusivamente aos párocos (padres) e administradores paroquiais, que são padres, porém, não estão definidos em uma determinada paróquia. 

Confira o comunicado na íntegra:

Irmãos párocos e administradores paroquiais.

Conforme o novo decreto do governo do Estado, devido o agravamento da pandemia em Pernambuco, teremos novas restrições.

No período de 26 de maio a 06 de junho, de segunda a sexta-feira, as celebrações continuarão da mesma forma, de 5 às 20 horas. Nos finais de semana (sábado e domingo) teremos apenas celebrações online, somente com a equipe de liturgia.

Os que tinham crismas agendadas para os dois finais de semana, do período, entrem em contato com a secretária do arcebispado para remarcar.

Deus abençoe a todos!

Dom Fernando Saburido

Leia também:
>>> Paulo Câmara determina nova quarentena no Grande Recife e Agreste; veja as cidades e o período

Igreja como essencial

O governador Paulo Câmara sancionou, no dia 10 de maio, o substitutivo ao Projeto de Lei (PL) nº 1094/2020, que garante a realização de atividades religiosas durante a situação de calamidade pública instalada no Estado, em razão do novo coronavírus. A lei prevê a observação dos protocolos sanitários estabelecidos.

No entanto, após alterações feitas pela Comissão de Administração Pública, a versão atual do texto prevê expressamente que, em circunstâncias excepcionais, o Poder Executivo poderá determinar, por decreto devidamente fundamentado, restrições a eventos presenciais dessa natureza.

O projeto de tornar igrejas e templos religiosos como serviço essencial é de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP).

Nova quarentena mais rigorosa

A partir desta quarta-feira, 26 de maio, até o dia 6 de junho, igrejas e templos religiosos só poderão funcionar com atividades presenciais de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h. A decisão do Governo de Pernambuco acontece depois que foi aprovado um projeto que tornou as atividades essenciais no estado de Pernambuco.

Nos fins de semana os locais de atividades religiosas só podem funcionar apenas para a realização de atividades administrativas, serviços sociais e celebrações no formato virtual, sem a presença dos fiéis.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal