Saúde

Ministério da Saúde autoriza mais de 664 leitos de UTI Covid-19 para 13 estados; veja quantos para PE

Mais 650 leitos de UTI adulto e 14 leitos de UTI pediátrico foram autorizados na sexta-feira (21/5) pelo Ministério da Saúde para atendimento de pacientes graves com Covid-19. A autorização, em caráter excepcional e temporário, é mais uma ação da pasta em apoio aos estados e municípios para reforçar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia.

Estão sendo contemplados vários municípios brasileiros nos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21). O Governo Federal irá repassar, mensalmente, mais de R$ 31,8 milhões, correspondente ao mês de maio para os novos leitos.

A autorização ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença – somente em 2021, já foram autorizados cerca de 23 mil leitos de UTI Covid-19 adultos e pediátricos para tratamento de pacientes graves, com um investimento federal de aproximadamente R$ 2,33 bilhões.

COMO FUNCIONA A AUTORIZAÇÃO

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Os critérios são objetivos para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e o corpo clínico para atuação em UTI.

Da redação do Portal com informações do Ministério da Saúde 

Em Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou mais 15 leitos de UTI que já começaram a funcionar no sábado, 22 de maio, no Hospital Maria Vitória, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
A Central de Regulação do Estado já está encaminhando ao serviço pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19.
A rede de assistência à Covid-19 conta agora com 2.968 leitos, sendo 1.710 de UTI, espalhados por todas as regiões do Estado. Com a grande expansão da rede pública de Saúde, Pernambuco possui, hoje, o 6º maior quantitativo de leitos de UTI para a Covid-19 entre os estados brasileiros e o maior do Norte/Nordeste.