Condição

Governo volta a suspender prova de vida de aposentados do INSS; veja até quando vale a decisão

O Governo Federal, através do Ministério da Economia publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24 de maio, uma instrução normativa que suspende até 30 de junho a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.

De acordo com a Instrução Normativa nº53, está suspensa também a realização de visitas técnicas para comprovação de vida.

A suspensão dessa exigência é uma das medidas de proteção previstas para o enfrentamento à pandemia, entre as orientações dirigidas a órgãos e entidades do Sistema de Pessoal da Administração Pública Federal.

O Ministério da Economia ressalta que essa suspensão não se aplica ao recadastramento de aposentados pensionistas ou anistiados políticos cujos pagamentos já estejam suspensos.

Leia mais:
>>> Primeira parcela do 13° do INSS começa a ser pago na próxima terça (25); confira calendário completo

Encerrado o prazo citado pela instrução, os beneficiários que tiverem sido dispensados da realização de comprovação de vida durante o período de suspensão “deverão realizar o recadastramento anual nos termos de que trata a Portaria nº 244, de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 2020”, detalha o documento.

As Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) poderão, durante o período de suspensão, receber solicitações de restabelecimento excepcional dos pagamentos de proventos e pensões suspensos dos aposentados, pensionistas ou anistiados político.

Encerrado o período de suspensão da exigência de recadastramento, o beneficiário deverá realizar a comprovação de vida para continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retroativos.

Retorno adiado mais uma vez

No dia 15 de maio, o Governo havia informado o retorno da prova de vida em agências do orgão para o próximo dia 1° de junho. Anteriormente, estava previsto a retomada para maio, as foi adiada em um mês pela Portaria 1.299 do Ministério da Economia.

Agência Brasil