Posicionamento

Lula diz que eleição que Bolsonaro ganhou foi fraudada e só venceu por conta de fake news

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva publicou em suas redes sociais uma provocação ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, dizendo que o chefe do executivo nacional “tá querendo imitar Trump de novo”. A postagem de Lula acontece depois que Bolsonaro defendeu a realização do voto impresso no próximo pleito presidencial, marcado para o segundo semestre de 2022.

— Lula (@LulaOficial) May 19, 2021

Na publicação, Lula também cita fraudes eleitorais nas eleições de 2018, onde Bolsonaro levou a melhor, ganhando do petista Fernando Haddad no segundo turno.

“Fraude eleitoral foi a eleição dele, que me prenderam pra eu não ser candidato, e ainda ganharam na base da fake news”, citou o ex-presidente.

Bolsonaro em live semanal: ‘sem voto impresso, não tem eleição em 2022’

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse durante uma live no seu perfil pessoal na quinta-feira, 6 de maio, que, se o Congresso aprovar voto impresso, esta será a maneira de realização das eleições de 2022, ou “não terá eleição”. Na ocasião, o chefe da nação brasileira chamou o Brasil de “republiqueta” por realizar eleições por meio eletrônico. Durante a transmissão, o presidente também atacou o ministro Luís Roberto Barroso que é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Bolsonaro afirmou que nas próximas eleições deve ser adotado o modelo de voto impresso. A hipótese é rechaçada por ministros do TSE, que alegam o alto custo da operação e defendem a segurança do sistema eletrônico de votação. O chefe do Executivo disse que, se aprovada no Congresso, a medida será aplicada.

“Ele é o dono do mundo, o Barroso. Ninguém mais aceita esse voto que tá ai. A única republiqueta do mundo que aceita isso daí é a nossa. Se o parlamento brasileiro aprovar e promulgar, vai ter voto impresso em 2022 e ponto final. Se não tiver voto impresso, não vai ter eleição”, disse Bolsonaro.