Pesquisa

Eleições 2022: Bolsonaro vence Lula no Sul e tem bom desempenho no Sudeste, Norte e Centro-Oeste

Ex-presidente apresenta melhores índices no Nordeste com ampla diferença que passa dos 60%, segundo levantamento do Vox Populi.

O Instituto Vox Populi fez pesquisa sobre as eleições de 2022, divulgada com exclusividade pelo site Metrópoles, em que aponta a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno.

Somente na região Sul, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta um bom desempenho, mas ainda assim fica no empate técnico com o representante do PT.

No Nordeste, Lula vence com ampla vantagem e dispara com 61% das indicações de voto, enquanto Bolsonaro registra apenas 18%.

Confira como os desempenhos dos dois e de demais possíveis candidatos em todas as regiões:

Eleições
Resultado da pesquisa por região pelo Vox Populi(Foto: Vox Populi)

A preferência pelo ex-presidente continua em quase todas as estratificações, como sexo, raça, idade, escolaridade e renda. O único setor em quanto Bolsonaro ultrapassa Lula no voto estimulado é entre os evangélicos. Nesse caso, as intenções de votos do atual chefe do Executivo nacional alcançam 36%, contra 34% de Lula.

No caso da renda, a maior diferença fica entre aqueles que ganham menos de dois salários mínimos, com Lula chegando a 52% e Bolsonaro, a 20%.

Entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, a vantagem do petista diminui: 34% contra 29%.

No quesito escolaridade, a diferença entre Lula e Bolsonaro, respectivamente, é maior para quem tem somente ensino fundamental (49% x 21%) e médio (41% x 26%), e diminui na população com ensino superior (33% x 27%).

Leia mais:
>>> FHC afirma que votaria em Lula em uma disputa contra Bolsonaro

Primeiro turno

Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e divulgada com exclusividade pelo Metrópoles mostra que o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno.

O Vox Populi fez levantamento espontâneo e estimulado. A pergunta foi: “Embora as eleições para presidente ainda estejam longe, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”.

Na pesquisa estimulada, Lula vence com 43%. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atinge 24%. Mais distante aparecem Luciano Huck (8%) e Ciro Gomes (5%). Nesse caso, a soma de índice dos outros candidatos não chega ao número de Lula.

No caso da escolha espontânea, Lula aparece com 33%; Jair Bolsonaro com 19%; e Ciro Gomes com 2%.

Confira os números:

Eleições
Voto estimulado para as eleições, segundo o Vox Populi(Foto: Vox Populi)
Eleições
Resultado da pesquisa de voto espontâneo pelo Vox Populi(Foto: Vox Populi)

A pesquisa da Vox Populi foi feita entre 12 e 16 de maio, de forma quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, e com o uso de tablets. Entrevista ocorreu com brasileiros com 16 anos ou mais, residente em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

A amostra nacional é de 2 mil entrevistas, aplicadas em 119 municípios, com estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Metrópoles

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal