Reivindicação

Sintepe realiza protesto no Recife em defesa da vida e contra o retorno das atividades presenciais da pandemia

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realiza na manhã desta quinta-feira, 20 de maio um Protesto pela Vida, em frente ao Palácio do Campo das Princesas. A manifestação é parte da #GrevePelaVida, deflagrada pelos trabalhadores em educação há um mês (iniciada em 19 de abril), em defesa da vida, da saúde e contrárias ao retorno das atividades e aulas presenciais neste momento da pandemia.

Continuação da greve

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), realizou na terça-feira, 11 de maio, mais uma assembleia geral da categoria com mais de 800 presentes na modalidade virtual.

Na ocasião, os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da rede estadual de Pernambuco decidiram por manter a Greve pela Vida, deflagrada desde 19 de abril. Em quase um mês de movimento paredista, a manutenção da greve foi decidida por 66% dos presentes.

A assembleia também aprovou um calendário de lutas que será divulgado nesta quarta-feira (12). Constará no calendário ato político simbólico, coletiva de imprensa denunciando o Governo Paulo Câmara e outras atividades. Comunicado foi divulgado em redes sociais.

 

Leia também:
>>> Sintepe realiza Carreata da Greve pela Vida nas ruas do Recife

O Sindicato reforça que a Greve Pela Vida é contrária às atividades e aulas presenciais, sendo o trabalho remoto mantido como forma de contribuir para a continuidade do calendário escolar.

Na próxima segunda-feira (17), o Sindicato se reunirá com o Ministério Público Estadual (MPPE) em uma rodada de negociações, que haviam sido interrompidas pelo Governo do Estado.

Greve

Em assembleia geral virtual realizada no dia 15 de abril, trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Estado de Pernambuco decretaram greve em todas as atividades presenciais na rede estadual de ensino, alegando que os professores e demais membros da categoria devem ser vacinados antes do retorno nas escolas.

O Sintepe representa professores e professoras, servidores administrativos e analistas da rede pública estadual de Pernambuco. O Sindicato já colocou nas ruas a Campanha “Respeite nossas vidas! Vacine os/as Trabalhadores/as em Educação!”. A campanha está sendo veiculada em mídia externa e nas redes sociais do Sindicato.

A ideia é reforçar a luta pela vida de toda comunidade escolar – ameaçada pela covid-19 – e posicionar-se contra o retorno às atividades presenciais neste momento da pandemia.