Atuação

Prefeita Raquel Lyra entrega novas casas na zona rural de Caruaru

Até o momento, 289 famílias já foram assistidas pelo programa na cidade que fica localizada no Agreste de Pernambuco. 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da prefeita Raquel Lyra, entregou, nesta quarta-feira (19), mais 12 casas do Programa Morar Bem Caruaru, construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). As novas unidades habitacionais têm mudado a realidade de muitas famílias dos quatro distritos do município. Até o momento, de acordo com a gestão da prefeita, 289 famílias já foram assistidas pelo programa.

Foram contemplados moradores dos sítios Cipó, Pé de Serra de Lages, Caldeirão e Baixio de Itaúna. O PNHR prevê a construção de 416 casas por todos os distritos da zona rural do município.

“Cada entrega traz um grande significado para todos nós. São pessoas que têm suas histórias transformadas, com mais qualidade de vida e dignidade. Seguiremos trabalhando para transformar ainda mais realidades”, enfatizou a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

No mês de abril, outras 42 famílias do 1º, 3º e 4º distritos também foram contempladas com as casas do PNHR. Essas moradias são destinadas a famílias de baixa renda, residentes na zona rural e que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio. Os imóveis contam com sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Todos foram construídos com padrão de qualidade, cuidados no acabamento, pintura e cerâmica no piso.

Em razão da pandemia da Covid-19, as entregas seguiram as orientações dos órgãos de saúde, respeitando o distanciamento entre as pessoas e a utilização de máscaras de proteção facial.

O Programa Nacional Habitação Rural (PNHR) foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando, ampliando, concluindo uma já existente.

Vacinação animal

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, iniciou a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, destinada a bovinos e bubalinos, na idade de zero a três anos. Nessa etapa estão sendo disponibilizadas 3 mil doses.

Inicialmente, a campanha de vacinação será levada para os animais de propriedades localizadas no 4° Distrito e, em seguida, será estendida às demais, seguindo o calendário da imunização. A ação seguirá até o dia 31 de maio.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural reforça que quem não vacinar seu rebanho ou não declarar a imunização poderá pagar multa, ficar impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e de comercializar a carne no município e região, bem como não receberá a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para a liberação de linha de crédito para o produtor rural.

Para solicitar a vacina, o produtor rural deve ir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Bloco C da Prefeitura de Caruaru, na Rua Dr. José Rafael Cavalcanti, s/n°, no Bairro Petrópolis.

É necessário levar CPF, RG e repassar o endereço do local onde os animais deverão ser imunizados, além do quantitativo de vacinas a serem aplicadas. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3701-1455.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Caruaru

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