Avanço

Ipojuca registra menor de índice de mortalidade maternal de 405 municípios do Brasil

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a plataforma de inteligência para gestão municipal (GOVE), o município do Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco, ficou em 1º lugar com o menor índice de mortalidade maternal entre os 405 municípios (acima de 80 mil habitantes) analisados. Ainda na área de Saúde, Ipojuca alcançou o 2º lugar na cobertura vacinal do Nordeste e o 18º na posição nacional.

Outro índice que Ipojuca se destacou foi a “formalidade do mercado de trabalho”: 15º lugar dos 405 municípios . Os pontos considerados “desafios” para Ipojuca foram: Saneamento, Segurança e geração de empregos no setor criativo. No total, foram avaliados 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos como: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, entre outros.

“São dados importantes que refletem o compromisso do trabalho público e nos dão um norte de atuação naquilo que podemos avançar e melhorar”, pontuou a prefeita Célia Sales.

Ipojuca registra menor de índice de mortalidade maternal de 405 municípios do Brasil
Profissional de saúde da cidade do Ipojuca. Foto: Divulgação

Ipojuca se destacou entre os primeiros colocados em 19 indicadores, como cobertura vacinal; crescimento dos empregos formais; cobertura da atenção básica; mortalidade infantil; endividamento; despesa com pessoal; capital humano; inovação e dinamismo econômico. Por causa do número de habitantes apenas 19 municípios pernambucanos participaram do ranking. As informações divulgadas servem de ferramenta para os gestores públicos no planejamento e na definição de pontos prioritários.

A apresentação, feita pelo coordenador de competitividade do CLP, Lucas Cepeda, também foi acompanhada pelos secretários municipais Puran Medeiros (Desenvolvimento Econômico e Comunicação), Akemi Morimura (Finanças), Paulino Valério (Planejamento) e Ana Paula Guimarães (Chefe de Gabinete).

Trabalho

Em transmissão on-line realizada na sexta-feira, 7 de maio, véspera do Dia Nacional do Turismo, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, apresentou a nova campanha para 2021 do destino Porto de Galinhas.

A divulgação do balneário, principal destino turístico de Pernambuco e um dos mais requisitados no Brasil e América Latina, incluiu vídeos publicitários que estão sendo veiculados em 12 estados e peças gráficas, fruto de emenda parlamentar, como: diário de viagem, livro de fotos e poesias e guia de viagem com encarte.

“Além disso, todo esse rico material sobre nosso destino também servirá como forma de incentivar, valorizar e fomentar a riqueza natural e cultural da região de Porto de Galinhas”, disse a secretária de Turismo do Ipojuca, Carol Vasconcelos.

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, foi convidada a discursar sobre “A importância do Turismo para Ipojuca”. Na ocasião declarou que “Falar sobre a importância do Turismo em Ipojuca é falar sobre os próprios ipojucanos”, uma referência aos mais de 25mil pessoas que vivem do turismo no município.

“A retomada do turismo é essencial para Ipojuca e para o nosso povo, por isso temos investido em capacitações para as categorias com protocolos de saúde e orientações de atendimento ao público. E logo que for possível, vamos voltar a fazer as feiras de divulgação do nosso destino com todo o material lindíssimo que preparamos”, informou a prefeita.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Ipojuca