Declaração

Bolsonaro chama Lula de "filho do capeta" e diz que petista só ganha eleições de 2022 se houver fraude

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (14) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só ganhará as eleições presidenciais de 2022 caso haja fraude e o chamou de “filho do capeta”.

Durante cerimônia para entregar títulos de propriedade rural em Mato Grosso do Sul, o mandatário do país falava sobre a PEC do voto impresso quando chamou Lula de “bandido”.

“Se Deus quiser a gente vai aprovar o voto impresso lá [no Congresso]. Porque o bandido foi posto em liberdade, foi tornado elegível, no meu entender, para ser presidente. Na fraude. Ele só ganha na fraude o ano que vem”, disse Bolsonaro.

Durante conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo federal chamou Lula de “filho capeta” e disse que, caso o petista venças as eleições presidenciais, “nunca mais vai sair”.

“A canalhada da esquerda continua a mesma coisa. […] E uma turma ainda quer votar nesse filho do capeta aí. Olha, se esse cara voltar, nunca mais vai sair. Escreve aí”, afirmou.

Ver mais:

>> Datafolha: Lula venceria com 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno em 2022

Pesquisa Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha foi divulgada nesta quarta-feira (12) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com 23%, Sergio Moro (sem partido) com 7%, Ciro Gomes (PDT) com 6%, Luciano Huck (sem partido) com 4% e o governador de SP, Joao Doria, com 3%. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo) aparecem empatados com 2% das intenções de voto.

Somados, os adversários de Lula têm 47%, seis pontos percentuais a mais do que o ex-presidente.

Votos brancos e nulos são 9% e 4% se disseram indecisos.

Intenções de voto no 1º turno:

  • Lula: 41%
  • Bolsonaro: 23%
  • Moro: 7%
  • Ciro: 6%

Intenção de voto no 2º turno em uma disputa entre Lula e Bolsonaro:

  • Lula: 55%
  • Bolsonaro: 32%