Afirmação

Ministro do Desenvolvimento pergunta se Humberto Costa participou do "tratoraço"; senador rebate declaração

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou em publicação no Twitter no último domingo, 9 de maio, que a reportagem do Estadão mostrando que o Presidente Jair Bolsonaro criou um “orçamento paralelo” tem informações falsas.

Marinho ainda questionou se o senador Humberto Costa (PT-PE) teria “aminésia’, pois o parlamentar teria pedido R$ 12 milhões para obras e compra de máquinas.

“São falsas as informações do Estadão que acusa o governo de ter criado um orçamento secreto. Basta analisar que parlamentares da oposição (PT, PCdoB e PDT) tiveram indicações contempladas. Inclusive o senador @senadorhumberto que parece estar com amnésia. Vou lembrá-lo”, disse.

Humberto Costa rebateu as declarações de Rogério Marinho em entrevista ao Estadão, afirmando que o ministro omitiu a informação que a verba foi pedida pelo então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), aliado do Presidente Jair Bolsonaro.

“Houve da parte do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, uma pergunta a nós da bancada do PT se nós tínhamos interesse de ter algum tipo de emenda além das parlamentares, aquelas impositivas. E nós dissemos que aceitávamos. Agora não saiu nada, nenhum recurso. E não foi em troca de nada”, disse o senador.

O parlamentar pernambucano ainda falou que o ministro do Desenvolvimento Regional desconhecer quem indicou o recurso, prova que o Presidente Jair Bolsonaro ‘terceirizou” o orçamento.

“Uma robusta evidência de que o presidente Jair Bolsonaro terceirizou o orçamento é o fato de que o ministro do Desenvolvimento Regional desconhece quem está por trás da indicação que aprovou”, afirmou.

Leia mais:
>>> Bolsonaro nega existência de orçamento secreto e reclama de imprensa

“Orçamento Paralelo”

O esquema escandaloso montado pelo governo Bolsonaro para comprar o apoio de parlamentares no Congresso Nacional, que foi revelado na manhã do domingo, 9 de maio, pelo jornal Estadão, já ganhou dois apelidos que estão repercutindo com força nas redes sociais: “tratoraço” e “bolsolão”. Os dois termos, no início da tarde, figuram na lista de assuntos mais comentados do Twitter.