Pauta

Senado: consulta pública sobre voto impresso já tem 255 mil respostas

Senado Federal abriu uma consulta pública para ouvir a opinião da população a respeito da adesão do voto impresso em todas as urnas no próximo processo eleitoral.

Até as 15h desta quinta-feira (6), mais de 255 mil pessoas haviam votado. Para votar, basta acessar o site da Casa Legislativa.

O resultado parcial do portal do Senado revela um equilíbrio entre as manifestações a favor e contra a proposição, com pequena margem de maioria para o apoio ao voto impresso (134,5 mil); 122 mil brasileiros são contra a medida até agora.

O debate sobre o retorno à utilização das cédulas físicas é polêmico e levanta reações de todo o Parlamento. Recentemente, a comissão da reforma eleitoral de 2022 da Câmara dos Deputados rejeitou a implementação do uso do voto impresso em 2022.

O grupo atuou na elaboração de proposições e sugestões para serem aplicadas no texto da matéria. Todas as ideias discutidas pela comissão, em conjunto com a Abradep, foram consolidadas e entregues à relatora da reforma na Câmara, a deputada Margarete Coelho (PP-PI).

Ao Metrópoles, o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, um dos integrantes desta comissão, afirmou que a modalidade teve ampla rejeição da maioria dos integrantes.

Ver mais:

>> Eduardo Bolsonaro convoca seguidores a se manifestarem por voto impresso auditável

Discussão ganhou força nos EUA

A discussão do voto impresso no Brasil ganhou força após as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Apoiador de Donald Trump, Bolsonaro tomou as dores do ex-presidente republicano e questionou a legalidade do resultado da disputa, que terminou com Joe Biden eleito.

Na ocasião, Bolsonaro afirmou a apoiadores que a crise observada nas eleições dos EUA ocorrera devido à falta de confiança da população no voto. O chefe do Executivo nacional também afirmou que contestações sobre o resultado eleitoral poderão ser observadas no Brasil em 2022.

O presidente e seus apoiadores alegam que defendem o “voto auditável”, inspeção que seria permitida pela impressão dos votos de cada urna. No sistema atual, porém, já há auditorias sobre as urnas, retorquem críticos da medida.

Da redação do Portal com informações do site Metrópoles