MPPE

Olinda vai fazer parte do Projeto Cidade Pacífica, do Ministério Público de Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco convidou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, para participar da solenidade de assinatura do Convênio de Compromisso e Cooperação do Projeto Institucional Cidade Pacífica. Será nesta terça-feira, 11 de maio, às 15h, na sede da Prefeitura do município. 

O Cidade Pacífica foi implantado em 2017 e é destinado a engajar os municípios no combate à violência dentro de suas fronteiras. O objetivo do projeto é unir os esforços municipais e estaduais, com a efetiva participação da sociedade, para a implementação de ações preventivas, voltadas a melhorar a sensação de segurança.  

Professor Lupércio, prefeito de Olinda.
Professor Lupércio, prefeito de Olinda. Foto: Sandro Barros/ Secom Olinda

Leia também:
>>> MPPE inicia composição do Cinturão Metropolitano de Pacificação após adesão do Recife ao projeto Cidade Pacífica

O programa destina-se a realização de um acordo entre o Ministério Público e os municípios, para que juntos possam dar efetividade a medidas concretas, divididas em eixos temáticos, que pelos estudos prévios induzirão o processo de redução dos índices de criminalidade, como também contribuirão para aumentar a sensação de segurança daquela comunidade. 

Ao final de cada ciclo de ações, o MPPE, a partir de indicadores e de confirmação do cumprimento das metas, fará o ranqueamento periódico dos municípios e poderá conferir o certificado de Município Compromissado com a Segurança Pública. Tal certificação poderá servir aos municípios na obtenção de recursos para o aperfeiçoamento das ações e a implementação de novas metas.

Os nove eixos temáticos incluem ações como guarda municipal pacificadora; segurança nos estabelecimentos comerciais/ bancários; proteção integrada pacificando escolas; melhoria na iluminação pública, Bar Seguro, entre outros. 

Paulo Câmara

O governador Paulo Câmara comemora a expansão do projeto Cidade Pacífica, ressaltando a necessidade de Estado e municípios se unirem para intensificar o trabalho preventivo contra a violência.

“São ações de cidadania como essa que vão fazer a diferença no esforço de superar as metas de redução da criminalidade em Pernambuco. O Cidade Pacífica vai ajudar a salvar vidas no Recife e, assim espero, nos demais municípios que se unirem ao projeto”, ressaltou Câmara.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Olinda