Solicitação

MPPE recomenda ao prefeito e ao presidente da Câmara de Maraial que se abstenham da prática de nepotismo

MPPE recomenda ao prefeito e presidente da Câmara de Maraial que se abstenham da prática de nepotismo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, recomendou, de forma preventiva, ao prefeito e ao presidente da Câmara Municipal de Maraial que se abstenham de praticar as condutas que pode configurar nepotismo e nepotismo cruzado, as quais constituem atos de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/92.

De acordo com a recomendação, o que os gestores observem que viola a Constituição Federal, nos termos da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido também o ajuste mediante designações recíprocas.

A iniciativa da Promotoria de Justiça de Maraial faz parte do procedimento preparatório instaurado a partir de diversas denúncias anônimas, para apurar possível prática de nepotismo e nepotismo cruzado no âmbito da Câmara de Vereadores e da Prefeitura do Município de Maraial.

Mais detalhes, a recomendação, firmada pelo promotor de Justiça Daniel José Mesquita Dias, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última quinta-feira, 6 de maio.

Da redação do Portal com informações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Leia mais:
>>> MPPE: Recomenda ao presidente da Câmara de Serra Talhada que se abstenha da prática de nepotismo

Cinturão Metropolitano de Pacificação

A Prefeitura da Cidade do Recife formalizou, na manhã da quinta-feira, 6 de maio, sua adesão ao projeto Cidade Pacífica, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O termo de adesão foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas e pelo prefeito João Campos durante a reunião do programa Pacto pela Vida, com a previsão de a gestão municipal incrementar ações preventivas e sociais em quinze eixos, de modo a contribuir com a redução da criminalidade no município.