Comunicado

Após recomendação da Anvisa, Pernambuco suspende vacinação de grávidas e puérperas com AstraZeneca

A Anvisa recomendou na segunda-feira, 10 de maio, a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência. Após o pedido, o governo de Pernambuco, através da Secretaria de Saúde, supendeu a aplicação do imunizante neste grupo.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente.

A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco publicou uma nota onde afirma aguardar orientação oficial do Ministério da Saúde (MS) sobre o assunto.

Confira: 

https://www.instagram.com/p/COu8BcHrLEb/

Da redação do Portal com informações do Ministério da Saúde

Leia mais:
>>> Brasil recebe 3,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca

Vacinação

O governo de Pernambuco tinha iniciado a vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades, de grávidas e puérperas no dia 30 de abril após ter recebido mais de 212 mil doses da vacina. Entre os imunizantes estavam a AstraZeneca.

Os outros grupos continuam recebendo a vacina contra o novo coronavírus normalmente.

No Recife, o prefeito João Campos, anunciou na manhã da segunda-feira, 10 de maio, que as as pessoas com deficiência, com mais de 18 anos, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) já poderão agendar a vacina contra a covid-19 por meio do aplicativo ou site do Conecta Recife.

A imunização desse novo público começa nesta terça-feira, 11 de maio.