Perspectiva

Maio será um mês difícil para Covid-19 em Pernambuco, diz André Longo

O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que maio será um mês difícil para a pandemia da Covid-19 no estado de Pernambuco. A declaração do chefe da pasta estadual foi realizada durante uma coletiva de imprensa realizada pela internet na última quinta-feira, 6 de maio.

“A situação ainda será preocupante e maio ainda será um mês difícil, porque historicamente é um período de alta nas ocorrências de doenças respiratórias. Não necessariamente só por Covid, mas outras doenças respiratórias, causadas por outros vírus e outros agentes epidemiológicos, como bactérias”, explicou o secretário.

Leia também:
>>>Shoppings e comércio de rua com horário diferenciado para o Dia das Mães no Grande Recife

Durante a coletiva de imprensa, o secretário de Saúde também recordou a importância do distanciamento social, o uso correto da máscara de proteção e todos os cuidados com a higiene para combater o novo coronavírus.

Prorrogação

governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (6), que as restrições de atividades sociais e econômicas serão prorrogadas por mais duas semanas. As medidas, em vigor desde março, por causa da pandemia, seguiriam até o dia 9 de maio.

As informações foram repassadas durante pronunciamento feito pelas redes sociais. Participaram os secretários estaduais de Saúde de Pernambuco, André Longo, e executiva de Planejamento, Ana Paula Vilaça. O estado também anunciou a abertura mais leitos para Covid-19 e a chegada de novas doses de vacinas.

A prorrogação das medidas, de acordo com o Governo de Pernambuco, foi determinada por causa dos “altos números” de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Longo informou que houve aumento de solicitações de UTIs e de enfermarias na rede pública, na última semana.

“Temos mais 1.600 pessoas internadas com problemas respiratórios em UTIs no estado. Na comparação das últimas duas semanas, foram mais 76 pedidos de UTIs e 65 de enfermarias. Estamos em um platô dos números”, afirmou.

Ana Paula Vilaça acrescentou que a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva tem se mantido em 97%.

“As medidas foram mantidas por causa desses índice de avaliações técnicas”, afirmou.

As medidas restritivas atuais foram decretadas no fim de março, depois de um período de quarentena em todo o estado. O decreto anterior ficou em vigor até 25 de abril. Depois, o estado ampliou essas restrições até 9 de maio.

Pandemia em Pernambuco

Pernambuco confirmou na sexta, dia 07/05, 2.763 novos casos da Covid-19. Ao todo, o Estado soma 420.766 confirmações (41.233 graves e 379.533 leves). O boletim também registrou mais 2.755 pessoas recuperadas da doença, totalizando 357.854 curas. Também foram confirmados, por exames, 49 novos óbitos (25 femininos e 24 masculinos), registrados entre os dias 01/07/2020 e 06/05/2021. Com isso, o Estado totaliza 14.434 mortes pela doença.