Trabalho

Prefeitura de Olinda limpa o Canal da Malária na Operação Inverno

A Prefeitura de Olinda dá mais um passo para garantir um período chuvoso sem transtornos para a população dentro da Operação Inverno. A limpeza do Canal da Malária foi concluída na segunda-feira (03), num trabalho que envolveu a utilização de uma retroescavadeira hidráulica, equipes de reeducandos e um coordenador.

O canal possui um quilômetro de extensão e vai da foz do Rio Beberibe, na Ilha do Maruim, até o Largo do Varadouro. Em janeiro, o local já havia recebido um serviço para remoção de baronesas e instalação de barreiras de contenção com garrafas pet e fios de nylon.

Esse trabalho de limpeza e drenagem faz parte de uma programação que contemplará todos os 27 canais de Olinda. O Canal do Matadouro, no Fragoso, já recebeu esses trabalhos nas duas extremidades, que durou cerca de um mês.

No dia 20 de abril, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, anunciou todas as frentes de serviço da operação, acompanhado dos secretários de Gestão Urbana (Marconi Madruga), Obras (Pollyana Monteiro) e Defesa Civil (Manoel Cunha): https://youtu.be/JfU3eN48adU

Reunião

Estreitar ainda mais a parceria entre a Prefeitura de Olinda e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Essa foi a tônica do encontro realizado na quarta-feira, 5 de maio, entre o prefeito, Professor Lupércio, e o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, no Palácio da Justiça.

O vice-prefeito, Márcio Botelho, também esteve presente. A reunião seguiu todos os protocolos contra Covid-19.

Professor Lupércio reforçou que o diálogo entre as instituições é fundamental para que mais projetos sejam implantados em benefício do povo olindense.

“O Poder Judiciário tem contribuído muito para políticas públicas na nossa cidade. Este encontro é mais uma oportunidade de tratarmos de mais avanços nesta parceria”, afirmou.

O gestor olindense recebeu das mãos de Fernando Cerqueira uma edição do livro Primórdios da Justiça no Brasil, uma obra que apresenta documentos e fotos da formação do sistema judiciário brasileiro.

Dentre as ações que já são destaques e que Lupércio planeja ampliar está a que dá oportunidade para reeducandos em diversas intervenções na cidade, como limpeza das praias e manutenção do patrimônio histórico. Uma iniciativa da atual gestão municipal em parceria com o TJPE e que investe na cidadania e na ressocialização das pessoas.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Olinda