Vídeo

Mulher morre após pisar em caixa elétrica descoberta e alagada em Olinda; Celpe e Prefeitura se posicionaram sobre caso

Uma mulher morreu ao passar por uma área alagada na calçada da Avenida Olinda, perto da Delegacia do Varadouro, em Olinda, nesta quarta-feira, 5 de maio. Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Civil que a vítima teria levado um choque elétrico no trecho, que fica junto a uma parada de ônibus.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que enviou equipes técnicas ao local para apurar as causas da ocorrência.

A mulher, Helena Freitas da Silva, tinha 56 anos. Por telefone, o marido dela, Jesse Silva, relatou que Helena era empregada doméstica e estava a caminho do trabalho. Segundo ele, a esposa teria pisado em uma caixa aberta com fios e, assim, tomado o choque.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais é possível observar momento depois do ocorrido com o corpo da mulher coberto no chão. Outras imagens mostram moradores da rua do Sol, no bairro do Carmo, bem próximo ao Sítio Histórico de Olinda reforçando denúncias de outros casos de caixas de eletricidade abertas e fios expostos.

Cidadão que faz a filmagem diz que reclamações sobre situação já foram feitas para Celpe e Prefeitura de Olinda, mas, nada foi resolvido e que o próprios moradores se arriscam fechando as caixas.

Leia também:
>>> Moradores denunciam lentidão em reforma de praça no bairro de Jardim Brasil II, em Olinda

Em nota, Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 10h30 e que populares relataram que a vítima recebeu descarga elétrica na via alagada devido às chuvas.

Os Bombeiros verificaram que a mulher não tinha mais sinais vitais ao logo após de remover corpo do alagamento. A Polícia Civil afirmou que o óbito, “possivelmente por choque elétrico”, foi registrada pela Delegacia do Varadouro como morte a esclarecer e um inquérito foi aberto para investigar o caso. O corpo de Helena Freitas da Silva foi encaminhado para a sede do Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, região central do Recife.

O que diz a Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda informa que está com uma equipe realizando vistoria. O sistema elétrico ativo na área não é de competência da Prefeitura. Uma equipe de drenagem está sendo enviada ao local para reforçar a limpeza no sistema de galerias..

A gestão municipal destaca que segue nas ruas trabalhando em ações preventivas e de monitoramento que integram a Operação Inverno, sobretudo nos 300 pontos de risco da cidade. Além dos trabalhos para melhorar os sistemas de drenagem da cidade.

A Operação Inverno da Prefeitura de Olinda começou no dia 1.° de fevereiro com a instalação de lonas plásticas nas áreas de risco, já foram 100 mil metros quadrados instalados. O pacote de ações prevê até junho a cobertura de 400 mil metros quadrados e a construção de 54 muros de arrimo. No ano de 2020 nenhum incidente grave foi registrado nas áreas de risco da cidade.

Os trabalhos da Operação Inverno são realizados em várias frentes de forma integrada, como limpeza dos 27 canais que cortam a cidade, limpeza e construção de sistemas de drenagem. Além de colocação de lona, erradicação de vegetação que traga risco para população e outras ações.

O que diz a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lamenta o acidente que resultou no falecimento da senhora Sandra Helena Freitas da Silva, na manhã desta quarta-feira (05), em Olinda.

A apuração preliminar trabalha com a possibilidade de violação indevida da caixa de inspeção, o que teria provocado interferência no isolamento dos cabos. Com a inundação, a caixa ficou submersa dando origem ao vazamento de corrente no fio danificado.

A hipótese é reforçada pela informação repassada por populares que relataram sucessivas tentativas de furto de fiação na área e ligações clandestinas. A Celpe está colaborando com as autoridades policiais e segue à disposição para prestar o auxílio necessário aos familiares.