Empossado

Suplente de vereador preso no Cotel por corrupção assume mandato na Câmara do Cabo de Santo Agostinho

Posse do novo parlamentar Nia Vipcar só ocorreu após a solicitação do pedido de licença de Flávio do Fórum ser atendido.

A Câmara do Cabo de Santo Agostinho empossou na tarde desta terça-feira (27) o vereador Claudenido Rosa de Araújo, conhecido como Nia Vipcar (PL). A sessão foi realizada de forma presencial com parte dos vereadores. Alguns parlamentares participaram do ato de posse de forma remota.

Na tribuna, os vereadores saudaram a chegada do novo integrante da casa Vicente Mendes, desejando êxito no mandato que se encerra em 2024. Os vereadores Aziel (PSB), Marcos Mão Amiga (PL), Del da Auto Escola (PL) e o presidente da Câmara, Ricardinho (MDB) saudaram Nia Vipcar.

“Tivemos aqui outros vereadores que representaram o populoso bairro da Charneca e aquela comunidade não poderia ficar órfão de um representante nesta casa. Conheço a trajetória de Nia e desejo boa sorte no mandato que ele inicia hoje”, disse o presidente da Câmara.

Suplente de vereador preso no Cotel por corrução assume mandato na Câmara do Cabo de Santo Agostinho
Suplente de vereador preso no Cotel por corrução assume mandato na Câmara do Cabo de Santo Agostinho/ Foto: Divulgação/ Instagram

Ver mais:

>> Vereador preso no Cotel terá pedido de licença votado na Câmara do Cabo

Nia Vipcar falou sobre sua trajetória de luta no bairro da Charneca. Com orgulho lembrou que foi vendedor de picolé, trabalhou pegando fretes e como motorista e cobrador de Kombi.

“Há 11 anos passei a ser comerciante no bairro e a realizar um trabalho social voltado para os mais carentes”, lembrou Nia, que já tinha enfrentado as urnas em 2016, mas não conseguiu se eleger. Em novembro do ano passado, Nia Vipcar obteve 1008 votos.

Suplente de vereador preso no Cotel por corrução assume mandato na Câmara do Cabo de Santo Agostinho
Suplente de vereador preso no Cotel por corrução assume mandato na Câmara do Cabo de Santo Agostinho/ Foto: Divulgação/ Instagram

Solicitação 

O vereador Flávio do Fórum, que foi eleito e empossado mesmo estando preso no Cotel, teve seu pedido de licença votado na Câmara Municipal do Cabo no dia 14 de Janeiro e após a aprovação, o seu suplente, Nia Vip Car assume o seu lugar, mantendo assim o mandato conquistado nas urnas.

O presidente da Câmara Municipal do Cabo, Ricardo Carneiro da Silva, convocou os vereadores para a votação que definiu o futuro de Flávio do Fórum. O projeto de resolução N° 01/2021, de criação da mesa diretora, concede ao vereador detido, licença não remunerada, para poder tratar de” assuntos particulares”.

Entenda o caso

Na cidade do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, a mesa diretora da Câmara Municipal empossou o vereador Flávio Átila da Silva Leite (PL), mais conhecido como Irmão Flávio ou Flávio do Fórum.

Flávio foi reeleito vereador na cidade e, segundo as investigações, teria se apropriado indevidamente de até 90% dos salários dos comissionados da Câmara.

O parlamentar segue preso no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e recebeu o direito de participar do Legislativo municipal por meio de uma cerimônia virtual.

Apesar de ser um fato inusitado, a defesa do parlamentar deve pedir licença do mesmo ao cargo de 120 dias na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho. Irmão Flávio está preso no Cotel por ser acusado de rachadinha. O representante do Legislativo municipal  foi preso preventivamente no dia 22 de julho de 2020 em uma operação da Polícia Civil chamada de Rateio.

Da redação do Portal com informações da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal