Imunização

Prefeitura da Vitória de Santo Antão inicia vacinação de pessoas com comorbidades

Com o recebimento de uma nova remessa de 285 doses da vacinas do tipo AstraZeneca/Oxford na última sexta-feira (30/04), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão iniciará uma nova fase de vacinação, agora, destinada as pessoas com comorbidades, ou seja, doenças que somadas ao novo coronavírus podem agravar a situação do paciente.

No momento, há dois subgrupos que podem ser vacinados. O primeiro formado por pessoas de 18 a 59 anos imunossuprimidas (pacientes que nasceram com imunidade baixa ou adquiriram essa condição após alguma doença ou tratamento médico); transplantadas; com Síndrome de Down; portadoras de HIV; com doença renal crônica que faz diálise; com obesidade mórbida (com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40); além de Gestantes e mulheres recém paridas com comorbidades.

No outro grupo, estão as pessoas de 55 a 59 anos com deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ver mais:

>> Prefeitura de Vitória de Santo Antão segue o planejamento da Operação Inverno

>> Vitória de Santo Antão abre mais um drive-thru de vacinação contra Covid-19; veja local

>> Prefeitura da Vitória realiza pavimentação no Loteamento José de Lemos

Prefeitura da Vitória de Santo Antão inicia vacinação de pessoas com comorbidades
Prefeitura da Vitória de Santo Antão inicia vacinação de pessoas com comorbidades/ Foto: Divulgação

O cadastramento para poder agendar a vacinação já pode ser realizado por meio do site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br, e o início da imunização desse grupo com a vacina do tipo AstraZeneca/Oxford começa nesta terça-feira (04/05).

Para se cadastrar, é preciso colocar declaração de comorbidades (existe um modelo disponível no mesmo site e nas unidades básicas de saúde). A documentação também deve ser apresentada no dia da vacinação.

As pessoas com Síndrome de Down não precisam levar a declaração, já que a informação pode ser autoreferida. Para os cidadãos com deficiência permanente, também não se exige a declaração, apenas comprovante do cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As vacinas estão sendo aplicadas, de domingo a domingo, no Colégio 03 de Agosto, no Vitória Park Shopping e na sede do Samu. Outro polo de vacinação funciona, de quinta a sábado, no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues. No Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping também está sendo realizado o cadastro para que as pessoas serem vacinadas.

No site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br está disponível uma lista de comorbidades para você verificar se se enquadra nesse momento de vacinação.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura da Vitória de Santo Antão